CIRCULAÇÃO TÃO TÃO 10 ANOS

Crédito J. Bueno

 TÃO TÃO – 10 anos é o projeto de circulação comemorativa ao 10º ano do espetáculo de dança contemporânea “Tão longe, tão perto, tão perto, TÃO…” da Ânima Cia de Dança e que também celebra os 70 anos de sua diretora Eva Schul e seus 55 anos de carreira. O projeto realiza a remontagem de “Tão longe, tão perto, tão perto TÃO…” e ações pedagógicas, ambas de forma gratuita em cada cidade contemplada. As atividades pedagógicas se dividem em oficinas, debates com o público e com convidados e a exibição de um documentário sobre a trajetória de Eva Schul. Esta circulação levará a dança às cidades de Santa Maria, Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.

SINOPSE:

Tão longe tão perto, tão perto, TÃO… é um espetáculo de dança contemporânea que flerta com as linguagens do teatro e da performance. A peça utiliza como instalação cenográfica uma casa translúcida onde as bailarinas Viviane Lencina e Renata de Lélis se relacionam. Vemos na poética dos corpos em movimento, questões intrínsecas ao humano, a relação intensa e delicada entre duas mulheres, um amor e suas complexidades, onde ora se busca o encontro, ora há a necessidade de afastamento. A diretora Eva Schul, um dos mais importantes nomes da dança no país, orienta a montagem de “Tão longe, tão perto, tão perto, TÃO…”, convidando o público a espiar através das frestas e transparências da casa cenográfica, tornando-se voyeur do convívio íntimo entre elas. As criadoras buscam ressignificar a questão do amor e sexualidade, desvelando as subjetividades por baixo do vínculo afetivo entre duas mulheres.

PROCESSO DE CRIAÇÃO:

No seu processo de pesquisa e montagem em 2008, o espetáculo Tão longe, tão perto, tão perto, TÃO… se destacava por ter sido dirigido à distância, com condições de comunicação diferentes das tradicionais. Diretora e as criadoras não se localizavam sequer na mesma cidade, e durante meio ano, as tratativas e a pesquisa coreográfica eram elaboradas, ensaiadas, gravadas e depois discutidas através de diferentes mecanismos de comunicação. O que parecia tão longe de se realizar, em menos tempo do que se esperava ficou muito perto daquilo que se queria. Desde então, o conceito de distâncias reais e subjetivas, de comunicação e de tempo, mediados pela tecnologia, alteraram-se. Isto se deu  de tal forma, que não só é possível, mas muito simples conceber que aquilo que parece tão perto, logo estará longe, e aquilo que sequer imaginamos, pode não estar tão distante assim.

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção: Eva Schul

Bailarinas criadoras: Renata de Lélis e Viviane Lencina

Cenário: Maíra Coelho

Figurinos: Luciane Soares

Desenho de Luz: Guto Greca

Trilha sonora: Felipe de Paula

Operação de som e luz: Kyrie Isnardi

Designer gráfico: André Varela

Divulgação: Creuza Barreto

Fotos: Edu Rabin

Costureira: Cleuza Nadal

Produção: TÃOTÃO produções culturais

Realização: Ânima Cia de Dança e TÃOTÃO produções culturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *