Confira alimentos que ajudam a turbinar a memória

Professora do curso de Nutrição da FSG indica o que não pode faltar na dieta
Na atualidade observa-se que muitas pessoas sofrem com episódios de esquecimentos e perda de memória. Muitas vezes, isso pode ser causado pelo excesso de informações que o cérebro recebe diariamente, sono irregular e uma alimentação com poucos nutrientes.

O cérebro controla absolutamente tudo no nosso organismo e cerca de 20% da glicose que circula no sangue é direcionada a ele. Os alimentos, por serem fonte de energia, ajudam no funcionamento cerebral, mas vale ressaltar que alimentos que apresentam elevada densidade calórica e poucos nutrientes, como os farináceos e açúcares, não promovem benefícios para a memória.

A presença de W3 na estrutura celular neuronal, que são os ácidos-graxos poli-insaturados da série ômega-3, são de grande importância para o cérebro, pois constituem as membranas dos neurônios e auxiliam diretamente na memorização. Os ácidos-graxos Ômega-3 são encontrados em óleos de peixe, e as pessoas que consomem com regularidade frutos do mar como salmão, atum e linguado apresentam melhor saúde ocular, cardíaca e cerebral.

Além de W3, a adoção de uma alimentação rica em vegetais com elevado poder antioxidante, faz bem para o corpo e para a mente. Pensando nisso, a professora Ana Lucia Hoefel, do curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), elencou alguns alimentos capazes de turbinar o cérebro. Confira:

 

Cacau: pode ser obtido pelo consumo de chocolate, no mínimo 70% cacau, ou pode ser adicionado em preparações;
Maçã: tem elevada capacidade antioxidante. Existe um ditado que diz: ‘uma maçã ao dia, mantém o médico longe’ – do inglês “one apple a day keeps the doctor a way”;
Os berries (uva, mirtilo, açaí): são potentes antioxidantes, ajudam não apenas o cérebro, mas todas as células do corpo;
Nozes e castanhas: contém selênio e auxiliam na perfusão sanguínea no cérebro. Além disso, nozes são uma ótima fonte de melatonina, substâncias que ajudam em vários processos, incluindo a melhoria da qualidade do sono;
Cereais integrais:  contêm energia e são fontes de vitaminas minerais e fibras. Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do cérebro;
Abacate: contém gordura monoinsaturada e além de potencializar o funcionamento cerebral, ajudam na redução da pressão arterial;
Ovos orgânicos: são excelente fonte proteica e de vitaminas, especialmente B12, B6, luteína e zeaxantina.
Além de uma alimentação rica em vegetais, frutas e legumes com elevado poder antioxidante, é essencial que a pessoa tenha bons pensamentos, faça meditação sempre possível e mantenha-se longe do celular o máximo que puder, especialmente ao ir para a cama, pois é durante o sono que sedimentamos as memórias do dia, dormir é essencial para ter boa memória.

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