VISATE é vencedora pelo quinto ano consecutivo do Prêmio Despoluir RS

Toda a frota da empresa passa por controle periódico da emissão de poluentes

 

A VISATE, empresa que tem as questões ambientais como uma das suas diretrizes, recebeu pelo quinto ano consecutivo o Prêmio Despoluir RS, em primeiro lugar, na categoria grandes empresas (com mais de 150 ônibus). O reconhecimento à VISATE foi entregue na noite de 05 de junho (quarta-feira), pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (Fetergs), durante a 21ª Transposul, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Bento Gonçalves.

O programa executado pela Fetergs visa controlar a emissão de gases poluentes produzidos na combustão do motor a diesel pelas empresas de transporte e tem a inspeção seguindo os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os ônibus que estão dentro dos padrões recebem o Selo Despoluir para fixação junto aos para-brisas. A VISATE tem o selo em toda a sua frota.

“A gestão ambiental consciente é uma das prioridades da VISATE. Este prêmio é um reconhecimento aos esforços dos nossos funcionários e aos nossos investimentos em uma causa tão importante para todos, que é a preservação do meio ambiente”, destaca o diretor geral da empresa, Gustavo Marques dos Santos.

 Práticas na VISATE de responsabilidade socioambiental

 Destinação correta de resíduos:

– Temos uma Central de Resíduos no Complexo VISATE projetada de forma sistemática para a separação correta dos resíduos gerados.

– O armazenamento dos resíduos é realizado de acordo com a legislação ambiental vigente.

– Todos os resíduos gerados são enviados para empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais.

– Os resíduos perigosos (Classe I) são destinados para coprocessamento, que é uma técnica que transforma resíduos em uma matéria-prima chamada blend, um mix de materiais que é utilizado como combustível na indústria de cimento.

Tratamento dos efluentes líquidos:

– Possuímos duas Estações de Tratamento de Efluentes: uma para tratamento dos efluentes da lavagem interna e externa dos ônibus e outra para tratamento dos efluentes oriundos da manutenção.

Reuso de água:

– Coletamos e utilizamos a água da chuva na lavagem interna e externa dos ônibus e na descarga dos vasos sanitários.

Opacidade da frota:

– Controlamos a opacidade (emissão de fumaça) de todos os ônibus.

Eficiência energética:

– Temos sensores de presença em todos os setores da empresa, a fim de economizar energia elétrica.

– Utilizamos nos ônibus diesel menos poluente (S-10).

 Sobre o Prêmio Despoluir

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT criaram, em 2007, o Prêmio Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. O objetivo é promover o engajamento de transportadores e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Em parceria com as Federações de ônibus, a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (Fetergs), tem realizado a aferição dos ônibus em todo o Rio Grande do Sul. As aferições revelam os estados de manutenção do conjunto de motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível.

Fotografias: Jaqueline Mostardeiro Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *