UCS e USP realizam jornada sobre terapias a laser e fotodinâmica em Caxias do Sul

Destinado a estudantes e profissionais de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, evento vai discutir pesquisas na área para o tratamento de patologias.

A I Jornada de Atualizações em Terapias a Laser e Fotodinâmica UCS-USP ocorre no dia 1º de junho, no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul. A atividade, de extensão acadêmica, é destinada a estudantes e profissionais de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. A entrada é franca.

O evento marca a continuidade de uma parceria que a instituição gaúcha firmou com a USP em 2013, ao participar do projeto Fotodinâmica Brasil, com a intenção de tornar a UCS um centro de referência para aplicação destas novas tecnologias. O Instituto de Física da USP fornecerá equipamentos, medicamentos e treinamento para que o Centro Clínico da UCS esteja apto a tratar patologias vulvares e cervicais (Ca de colo e condiloma), Ca de pele não melanoma, úlceras venosas, pé diabético e escaras de pressão utilizando terapia fotodinâmica (TFD) e laser.

Destaques – Entre os pesquisadores da Universidade paulista que serão os palestrantes da jornada estão nomes conceituados na área, como o diretor do IFSC/USP, Vanderlei Salvador Bagnato. pesquisador de aplicações da óptica nas Ciências da Saúde e responsável pelo maior programa brasileiro de aplicações da terapia fotodinâmica em câncer. Com mais de 700 artigos publicados, o cientista é uma referência internacional em laser e TFD.

Os resultados do projeto Fotodinâmica Brasil serão apresentados por Natália Mayumi Inada, pesquisadora do Laboratório de Biofotônica da USP nas áreas de tratamento do câncer, controle microbiológico e formulações nanoestruturadas com fotossensibilizadores para Terapia Fotodinâmica.

Destaca-se, ainda, a participação da doutora em Medicina com ênfase em Laserterapia no Trato Genital Inferior e coordenadora da Comissão de Fototerapia da Sociedade Brasileira de TPGI – São Paulo, Renata Aparecida Belotto.

Já a doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutora pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, Cynthia Aparecida de Castro, abordará a aplicação da terapia fotodinâmica e laser nas lesões genitais benignas induzidas pelo HPV.

Para os acadêmicos da área da Saúde, a atividade vale como horas complementares. A participação deve ser reservada por meio de inscrição feita pela página do evento no site oficial da UCS, acessível pelo endereço ucs.br/eventos.

PROGRAME-SE:

O QUE: I Jornada de Atualizações em Terapias a Laser e Fotodinâmica UCS-USP

QUANDO: sábado, 1º de junho.

ONDE: Auditório do Bloco H, no campus-sede da UCS

INSCRIÇÕES: gratuitas, através da página do evento no site da UCS (acessível pelo endereçoucs.br/eventos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *