UCS | Natureza-morta é tema de exposições no Campus 8

Mostras abrem nesta quarta-feira, 8 de maio, com visitação ao público gratuita de 9 a 30 deste mês

Natureza-morta é o gênero artístico comum entre as exposições que se iniciam nesta quarta-feira, 8 de maio, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul.Interferências em Natureza-Morta Naturezas-Mortas e Outras Coisas abrem para visitação ao público, gratuita, de 9 a 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Interferências em Natureza-Morta

Com curadoria de Guadalupe Bolzani e Jacks Ricardo Selister, a mostra explora as perspectivas da natureza-morta na arte contemporânea. A exposição apresenta obras da coleção da Pinacoteca José Antonio e Hieldis Martins, dos artistas Carlos Scliar, Fernando Baril e Volpetiz, além de trabalhos dos acadêmicos da UCS Allef do Prado de Lima, Aline Chaves, Ana Carolina Salvi, Camila de Sousa Cenci, Evelyn Teixeira Cagliari, Juliana Siqueira, Luana Lemos e Renata Formigheri Pacheco. Abertura é nesta quarta-feira, às 19h30.

Naturezas-Mortas e Outras Coisas

A exposição reúne acervos de gravura do Campus 8 e do AMARP – Acervo Municipal de Artes Plásticas, com curadoria de Jane Toss De Bhoni, Mara Galvani e Mayara Linhar – o impressor é Amaro Albuquerque. Serão apresentadas 35 gravuras de artistas de diferentes gerações em diversos suportes, matrizes, formatos e dimensões, que vão da xilogravura, linoleogravura, litografia, xerografia, elotrografia, serigrafia à gravura em relevo, entre outras, que têm em comum o gênero artístico natureza-morta.

Os trabalhos são de Ana Vergamini, Anastácio Orlikowski, Clara Koppe Pereira, Darcy Penteado, Dioneia Balbinot, Dionéia de Carli, Gelson Soares, Fernanda Comandulli, Flávio Zugno, Genoveva Finkler, Jane De Bhoni, Jocélia Fedrizzi, Julia Aguiar, Kewin Grando, Lídia Stangherlin, Madia Bertolucci, Mara Galvani, Mara De Carli Santos, Mayara Linhar, Margarete Beatriz Zanchin, Marilice Corona, Neuza Zini, Nicole Martinato, Nilton Dondé, Noemi Gasperin, Odilza Michelon, Remy Soares, Rita Broomberg Brugger, Regina Silveira, Ricardo André Frantz, Roberto Schmitt e Pryn, Vera Martini e Véra Stedile Zattera. A abertura será às 20h30 desta quarta-feira.

Mostra UCS Campus 8

As iniciativas integram a programação da Mostra UCS Campus 8 – Cidade das Artes, projeto que reafirma a importância e a tradição das artes visuais em Caxias do Sul com um calendário de mostras mensais com artistas convidados. A visitação de escolas e grupos ocorre sob agendamento, pelo telefone (54) 3289.9000.

A realização é da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e do curso de Artes Visuais, com o apoio do Programa Arte na Escola/Polo UCS, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul, da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, do Pastifício Giulian e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC, em parceria com a Koralle e com a Associação Chico Lisboa.

Imagens: Divulgação (nome do artista em cada arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *