Jornada a bordo de Kombi é tema de exposição e livro em Caxias

Fotógrafo Lucas Lermen apresenta viagem pela Patagônia Argentina e Chilena, junto com casal Bruna e Luiz. Mostra abre no dia 09 de maio, no Centro de Cultura Ordovás, às 19h

Fotos: Lucas Lermen

Com uma câmera fotográfica na mão e uma mochila nas costas, o fotógrafo Lucas Lermen realizou uma viagem pela Patagônia Argentina e Chilena, em janeiro de 2017. Poderia ser mais um passeio comum se não fosse o inusitado transporte. Lermen passou seis dias em terras hermanas a bordo de uma Kombi, com o casal viajante Bruna e Luiz.

Disposto a conhecer esse mundo de diferentes culturas, hábitos, paisagens e cores, o fotógrafo acompanhou mais uma aventura do casal do projeto Kombi viajante, que percorre a América do Sul. “A experiência me fez repensar a nossa relação com o tempo e qualidade de vida. Desfrutamos de boa companhia, música, boa comida e da paisagem com o mais puro sentimento de plenitude e paz interior”, explica Lermen.

Exposição e Livro A Jornada

As inúmeras imagens captadas pelos caminhos e as curiosidades da inusitada viagem viraram uma exposição e um livro, intitulados A Jornada. No dia 9 de maio, o profissional abre a mostra que reunirá 20 obras em papel fineart, com moldura rústica de pinus, acompanhando o conceito de organicidade da proposta.

Com curadoria do fotógrafo e curador Ale Ruaro e produção cultural de Caliandra Troian, a exposição permanecerá na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás até o dia 9 de junho. “Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre a vida e inspirar as pessoas a buscarem vivências que as tornem mais leves e felizes por meio do simples”, destaca o fotógrafo.

Quem passar pelo Centro de Cultura e conferir a exposição receberá o livro A Jornada, que em 50 páginas, conta a viagem do trio pelas Patagônias, por meio de imagens e textos.

Realidade aumentada

A exposição foi pensada de forma que se adapte aos mais diversos ambientes. Por isso, um dos diferenciais será a realidade aumentada. Todos os materiais da mostra serão produzidos com a tecnologia, permitindo uma visão ampliada digitalmente, viajando entre o mundo virtual e real.

Os materiais de divulgação da exposição trarão a tecnologia, adicionando camadas de informações digitais – como vídeos, fotos e sons, para que o público possa interagir com a experiência.

A viagem

A jornada do fotógrafo Lucas Lermen iniciou no dia 8 de janeiro de 2017, em Puerto Mont, no Chile, rumo à Patagônia Argentina. Ao longo dos seis dias de viagem a bordo da Kombi, o trio Lucas, Luiz e Bruna, percorreu inúmeras paisagens com vulcões, montanhas e uma imensidão de estradas. “Viajamos apenas os três e, à noite, eu dormiu em minha barraca ao lado da Kombi, quando estacionávamos em um camping livre”, conta Lermen.

Uma das paradas foi na charmosa Villa La Angostura, na Argentina, e o caminho seguiu por Espejo Chico, Villa Traful, Confluencia, San Martin de Los Andes e La Islita. Em cada local, novas histórias e pessoas que se sentiam à vontade para se unir a jornada. “Iniciamos a viagem com chuva e muita neblina e quando retornamos pelo mesmo caminho, seis dias depois, o céu estava limpo e com sol, com isso foi possível apreciar as paisagens com os dois climas”.

O casal

Bruna e Luiz iniciaram o projeto Kombi Viajante em abril de 2016, quando realizaram a primeira viagem, percorrendo seis países em cerca de um ano e meio. A principal busca do casal era ir atrás de tempo para viver novas experiências, vivências e aventuras longe da zona de conforto. “Uma viagem entre amigos no fez enxergar a vida de viajante de outra perspectiva. Uma coisa que aprendemos foi valorizar o tempo. O que antes gastávamos em celular, no trânsito, na frente da televisão, agora gastamos para nos conectar com a gente mesmo e conhecer novas pessoas”, explicam.

Lucas conheceu o casal através de uma amiga em comum, que apresentou a proposta e a ideologia do par. “Sempre gostei de fazer trabalhos diferentes do tradicional, que são os eventos, casamentos, então foi aí que percebi a possibilidade de realizar uma jornada inédita onde eu poderia aliar o meu maior prazer, a fotografia, com a busca do meu eu interior”, diz Lermen.

O fotógrafo

Lucas Lermen é da terceira geração de uma família de fotógrafos, cresceu em um estúdio fotográfico e desde cedo sabia que essa seria a sua profissão. Ao longo dos anos, fez diversas especializações e tem se destacado no cenário nacional e internacional com premiações nas principais associações de fotografia de casamento, além de lecionar em workshops e ministrar palestras nos maiores eventos como o Wedding Brasil, onde foi palestrante em quatro edições.

Em 2014, Lermen foi indicado fotógrafo revelação do ano no prêmio Lente de Ouro e ficou entre os 25 melhores fotógrafos de casamento do mundo pela associação americana ISPWP. Atualmente, conta com um portfólio de mais de 400 trabalhos realizados em diferentes países.

A exposição e o livro A Jornada têm financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural da Go Image, produção e gestão cultural de Cali Troian e design gráfico da Cerbo.

Programe-se

Exposição e livro A Jornada

Abertura: quinta-feira, 9 de maio, às 19h

Quando: de 10 de maio a 9 de junho

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 22h

                                   Sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h

Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás

Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *