Escola oferece oficina gratuita de técnicas circenses

Respeitável público!

Você que sempre desejou praticar atividades do circo É AGORA!

A atriz e produtora cultural Måhrcia Carraro através do Gundo Municipal de Cultura vai realizar aqui em Bento Gonçalves de Abril a Dezembro a Oficina de Técnicas Circenses – O JOGO DO CIRCO. E é totalmente gratuita.

Se tiver interesse mande seu currículo e carta de  intenção para o e-mail artistasnopalco2@gmail.com até dia 27 de abril de 2019.

A divulgação dos participantes selecionados será feita no dia 30 de abril.
As aulas serão ministradas no espaço da Escola de Teatro Artistas No Palco (Travessa Belém, 62. Cidade Alta. Bento Gonçalves-RS)

O curso inicia dia 3 de maio e finaliza no mês de dezembro.

O projeto Oficina Técnicas Circenses – O Jogo do Circo consiste em trazer à Bento Gonçalves uma oficina de qualificação profissional para (20) vinte artistas locais onde serão desenvolvidos os quatro pilares do circo: manipulação, bases instáveis, acrobacia e expressividade no meio circense.

Os participantes da oficina serão selecionados mediante apresentação de currículo e carta de intenção, serão aceitas pessoas que já atuam na área artística assim como outros interessados. Os critérios para seleção serão: ser morador do município (obedecendo ao critério de 60% dos participantes da oficina ser do município, conforme exigência do edital), atuarem na área artística ou demonstrarem interesse e dispor do tempo necessário para concluir a oficina que acontecerá três horas semanais durante oito meses, assim como participar das performances públicas.

A carga horária estipulada será de noventa e seis horas e os pilares acima descritos serão divididos em quatro módulos. Sendo o primeiro malabarismo (tules, bolas, argolas, prato etc); o segundo acrobacia de solo, trabalhos com panos e suspensão; o terceiro acrobacia em dupla e em grupo; e o quarto exploração em aéreos.

Todos os conteúdos abordados serão trabalhados corporalmente, desenvolvendo a coordenação, a força, o equilíbrio e a flexibilidade.

Para realização da oficina serão cedidos os materiais. Assim, para as bases instáveis serão: rola rola, perna de pau, skyrunner e monociclo; e para a manipulação cartas, lenços, bolas e aparelhos de magia, malabares com bolas, claves, argolas, lenços, swing, prato chinês, diabolô, devil, fita e cigarbox; para as acrobacias: cama elástica e tecidos.

Todas as aulas têm uma sequência pedagógica que será respeitada. As normas de segurança como exigido no NR35 já fazem parte da produção da oficina. Sempre serão realizados alongamentos e aquecimentos antes de cada encontro para que os alunos tomem consciência do seu corpo e do trabalho a ser realizado.

Durante as oficinas ocorrerão aulas públicas e a cada dois módulos será feita demonstração com a participação dos selecionados do projeto, a fim de promover a vivencia de um espetáculo circense.

O intuito desta oficina é proporcionar uma atividade de qualificação profissional aos artistas locais e propiciar um contato com a atividade circense para iniciantes na arte, assim difundindo a cultura do circo.

Também direção teatral para que seus participantes possam ao longo do período criar  uma performance própria e mantê-la em seu repertório de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *