60% dos caxienses pretendem ir às compras na Páscoa

CDL Caxias apurou dados por meio de pesquisa com mais de 400 pessoas

Coletiva de Páscoa – crédito Regina Lain

Com a proximidade das comemorações de Páscoa, a CDL Caxias do Sul divulgou, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (11), a Pesquisa de Intenção de Compras para a data. O estudo foi realizado entre os dias 3 e 5 de abril e entrevistou mais de 400 pessoas. Os dados apontam que 59,9% dos entrevistados pretendem ir às compras na Páscoa e devem gastar, em média, R$159 com presentes. A intenção da pesquisa é apresentar ao comércio local as principais informações de venda para as datas comemorativas.

Entre os resultados apresentados pelo Presidente da CDL Caxias, Ivonei Pioner,e pelo Coordenador de TI, Cleber Figueredo, destaca-se a influência do mercado artesanal no comércio. Segundo a pesquisa, os ovos continuam sendo protagonistas, no entanto 45% dos caxienses preferem os chocolates artesanais para a Páscoa; a produção nesse segmento apresentou um crescimento de 38% em comparação ao ano passado, resultado que mostra uma valorização do mercado local e a busca por produtos que tragam algum diferencial. Ainda assim, 36,7% dos entrevistados não pretendem ir às compras na data – 52% sinalizam a falta de dinheiro como principal motivo.

O estudo também aponta que as crianças continuam sendo as principais beneficiadas: 33% dos presentes são para filhos, seguidos de 22,4% para companheiro(a) e 12,6% netos. Para escolha dos presentes, os chocolates ainda são os favoritos para 78,5% dos entrevistados. A combinação de chocolates e brinquedos aparece como segunda opção para 12,5%; dinheiro (3%), roupas (2,3%), vale-presentes (2,3%) e brinquedos (1,1%) também são alternativa aos doces.

Para o pagamento, 66% dos consumidores preferem em dinheiro, prevenindo qualquer tipo de endividamento. Ainda assim, percebe-se um aumento nas opções a prazo: no ano passado o total nessa modalidade era de 17% e para 2019 a previsão é de 21%, sendo 19% em vendas no cartão de crédito. Esse dado sugere uma tendência de compras no prazo para outras datas comemorativas, que costumam possuir um ticket médio maior que o da Páscoa.

Assim como em outras pesquisas realizadas pela CDL Caxias, as compras de última hora confirmam-se mais uma vez. Nesta semana, cerca de 39% dos entrevistados irá às compras, contra 45% que pretendem consumir apenas na véspera. O pico de vendas é esperado para o sábado, principalmente à tarde.

Na reunião, destacou-se a importância da ambientação das vitrines para a motivação de compras. “Percebemos que as cidades que decoram as lojas e tornam as datas comemorativas mais presentes também possuem resultados de vendas mais efetivos. As promoções e a decoração ainda são os principais fatores de motivação para compras ou até mesmo para consumir mais do que pretendia anteriormente”, afirma Figueredo.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *