Serviços do Hospital Pompéia acreditada como excelente

Instituição caxiense está entre os 6 melhores hospitais do RS, segundo avaliação nacional de qualidade

O Hospital Pompéia foi acreditado com excelência na qualidade de serviços de saúde oferecidos. Este é o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo foi conduzido pelo IQG, maior instituição de acreditadora do país. O processo de acreditação assegura que o cuidado com o paciente é uma prioridade da instituição de saúde. O Pompéia é agora um dos 6 hospitais de nível 3 no Rio Grande do Sul.

O resultado mostra a evolução do Hospital em sua qualidade de gestão, já que é a primeira vez, desde 2006, que o Pompéia conquista a certificação com excelência. Para alcançar a meta foram implantadas diversas medidas que eliminam burocracias, diminuem desperdícios e aumentam a segurança dos pacientes e a produtividade do corpo médico. Afinal, uma instituição acreditada deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde (leia mais abaixo).

O Pompéia é o hospital de referência na Serra Gaúcha, reconhecido pelo Ministério da Saúde como estratégico para a região. Isto é fruto dos frequentes investimentos em equipamentos, reformas e cursos para complementar a formação dos colaboradores.

Com capacidade para atender 1,2 milhão de pessoas, o Pompéia cuida de toda Serra Gaúcha. São 1500 colaboradores, atendimento para todas especialidades, referência para atendimento a urgência e emergência. Isso sem contar os 300 leitos disponíveis, 13 salas cirúrgicas, três UTI’s para adultos e uma neonatal.

Além disso, o Pompéia mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia.

O evento

No dia 15 de abril, o hospital Pompéia faz o anúncio oficial da conquista. O Golden Day, como é chamado, será no teatro da FSG, reunindo em torno de 500 pessoas. Será uma manhã de agradecimento, apresentação da estrutura que tornou o Pompéia referência.

Também será apresentada a nova pintura do Hospital, que contou com a ajuda de Luiz Felipe Scolari. Por meio do técnico, a Suvinil realizou a doação de 4.770 litros de tinta, com os quais será possível revitalizar os 12.500m2 do Hospital Pompéia. Felipão faz parte dos Amigos do Pompéia, inciativa que promove melhorias na infraestrutura e nos serviços prestados pela instituição.

publicidade:

 

 

A metodologia ONA

A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS, que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

A acreditação possui três níveis possíveis, que dependem do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. São eles:

 

  • Nível 1 (Acreditado): a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por 2 anos.
  • Nível 2 (Acreditado Pleno): além dos critérios de segurança, deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos.
  • Nível 3 (Acreditado com Excelência): o princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma instituição com excelência precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por 3 anos.

 

Serviço:

O quê?

Goden Day – acreditação em excelência do Hospital Pompéia concedida pela ONA.

Quando?

Dia 15 de Abril, às 09h30min.

Onde?

No teatro da FSG, no Prédio F, Rua Marechal Floriano, 1094.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *