ÓRBITA LITERÁRIA 269: Ler Proust – Imensa Aventura Literária

Painelista: Marilia Frosi Galvão*

Em Busca do Tempo Perdido – de Marcel Proust – representa um convite para entrar em contato com a força incomum das palavras, das memórias, em especial as involuntárias, os signos e conceitos do amor, amizade, arte e filosofia. Essa busca é pela essência da arte, e realiza-se pelos sentidos e lembranças.

… “De onde poderia ter vindo essa alegria poderosa? Sentia que estava ligada ao gosto do chá e do biscoito”(…) E logo que reconheci o gosto do pedaço de Madeleine mergulhado no chá que me dava minha tia… logo a velha casa cinzenta que dava para a rua, onde estava o quarto dela, veio como um cenário de teatro se colar ao pequeno pavilhão, que dava para o jardim, construído pela família nos fundos… e com a casa, a cidade da manhã à noite e em todos os tempos, a praça, as ruas, os caminhos, as flores do nosso jardim, as do parque de M. Swann, as ninféias do Vivonne, a igreja, as casas e toda Combray e suas redondezas, tudo isso que toma forma e lucidez saiu, cidade e jardins, de minha xícara de chá. “

(No caminho de Swann).

Se quiseres viver, por alguns instantes, uma sensualidade nostálgica através de um pequeno prazer mundano, como tomar um chá de tílias acompanhado de uma madeleine, como conta Proust,… Quem poderá saber das recordações que possam transbordar em sua alma?

Este é o convite que nos faz a painelista Marilia Frosi Galvão.

* Marilia Frosi Galvão nasceu e vive em Caxias do Sul/RS. Possui titulação em Letras Português-Francês pela UCS. Professora de Língua e Literatura em escolas estaduais e particulares de Caxias do Sul até 2009. Linguistica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), especialização em Corso Invernale di lingua e Cultura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (2001), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Linguistica e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora de Bilinguismo e Dialetologia no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS. Tem publicações de contos e crônicas em blogs e em Antologias. “Fagulhas” é seu primeiro livro de crônicas solo.

Premiada em conto e crônica em Paris, em 2012 e 2014, no Concurso Internacional “ La Plume d’Or”.

SERVIÇO  Órbita Literária 269

Painelista: Marilia Frosi Galvão

Tema: Ler Proust – Imensa Aventura Literária

Dia: 11 de março de 2019, segunda-feira, às 20 horas

Local: Livraria e Café Do Arco da Velha

Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul – RS

Tel.: (54) 3028 1744

Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *