Novo padrão USB 3.2 estará disponível em breve, garante órgão regulador

Foi revelado que o USB-C receberia uma atualização sob o nome de USB 3.2 há quase dois anos, mas parece que somente agora que o novo padrão será disponibilizado. O órgão regulador de padrões USB-IF revelou que os controladores compatíveis com a versão 3.2 estarão disponíveis no final de 2019, sugerindo que ele chegará aos desktop em breve. Esse padrão chega para aumentar as taxas de velocidade, permitindo a troca de informações a até 20Gbps.

Todavia, é necessário ressaltar que não é interessante esperar grandes novidades para um futuro próximo, visto que não haverão placas-mãe e computadores compatíveis até o meio do ano, quando as fabricantes tendem a atualizar os seus produtos. Além disso, os periféricos disponíveis no momento podem não conseguir utilizar o potencial do USB 3.2, sendo que, muito provavelmente, essa opção ficará disponível apenas em 2020.

Mesmo assim, esse anúncio é um grande passo adiante, considerando que, embora já se consiga obter 40Gbps com o Thunderbolt 3, esta ainda é uma tecnologia exótica e relativamente cara. O USB 3.2 pode tornar as altas velocidades relativamente comuns e estimular o desenvolvimento para notebooks, SSDs externos extrarrápidos e outros dispositivos que precisem utilizar o máximo de largura de banda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *