Torneio de Qu4trilho da Festa da Uva 2019 ocorre neste sábado

Tradicional jogo de cartas reúne 140 competidores no Bolicho dos Piardi

         Caxias do Sul (RS) – Um esporte que faz parte da tradição italiana é destaque neste sábado na programação da Festa da Uva 2019, que iniciou dia 22 de fevereiro e segue até 10 de março. O Torneio de Qu4trilho ocorre a partir das 14 horas, no Bolicho dos Piardi, no Parque Mário Bernardino Ramos. As rodadas vão reunir 140 participantes e seguem até as 20h30. A partir das 21h30 inicia a premiação aos 10 primeiros colocados e o Jantar de Confraternização.

Um dos organizadores do Torneio de Qu4trilho, Moacir S. Dal Castel, afirma que há competidores até de fora do Rio Grande do Sul. “Temos inscritos de diversos cidades, como Caxias do Sul, mas também de Farroupilha, Antônio Prado, Marau, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Anta Gorda, Arvorezinha, Veranópolis, Guaporé, Ibiraiaras, União da Vitoria (PR), Herval do Oeste (SC) e Videira (SC)”, conta ele.

Ainda há dez vagas disponíveis para o Torneio de Qu4trilho, mediante consulta pelo telefone 54 99949-0650 (Moacir). A taxa de inscrição é R$ 130,00, incluindo um ingresso ao Parque de Exposição Mário Bernardino Ramos, o “merendin” (lanche da tarde), ingresso para o Jantar de Confraternização e a medalha de participação.

 

Saiba mais sobre o Qu4trilho:

O jogo, praticado com baralho do tipo Espanhol, onde a característica especial é a de “troca de parceiros”, é disputado entre quatro competidores. A finalidade é fazer no mínimo 18 figuras das 35 disputadas.

O carteado era muito jogado na Itália e chegou ao Brasil nas bagagens dos imigrantes italianos. Tradicional nas comunidades se tornou um exemplo de preservação da cultura italiana em cidades como Caxias do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *