Imobilhados chega a Caxias do Sul com apresentação gratuita

Temporada do espetáculo que faz uso de máscara expressiva inclui mais três apresentações pelo interior do Estado

 

Os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência entre moradores de um prédio chegam a Caxias do Sul com a apresentação do espetáculo Imobilhados, que acontece no dia 8 de março (sexta-feira), às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti. Através do financiamento recebido pelo edital Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura), o grupo Máscara EnCena leva ao interior do Estado uma turnê de quatro apresentações gratuitas, que passa também por Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Caracterizada pelo uso de máscaras expressivas, a peça se utiliza de uma linguagem que não faz uso da fala, conseguindo, através de uma dramaturgia gestual, ultrapassar a barreira do idioma e abordar temáticas que dialogam com a contemporaneidade. A apresentação tem entrada franca, com distribuição dos ingressos uma hora antes do início da sessão.

Completando dois anos de estrada, com um público aproximado de três mil pessoas ao longo de 30 apresentações, Imobilhados se passa em um prédio de apartamentos, convidando o espectador a espiar os desdobramentos e os limites da convivência entre vizinhos, expondo seus segredos, anseios e fragilidades. O espetáculo tem direção de Liane Venturella, artista que colabora com o grupo desde 2015.

Oficina Corpo-Máscara

Nos dias 9 e 10 de março, o grupo irá ministrar a Oficina Corpo-Máscara, que acontece na Fundação Casa das Artes, na cidade vizinha de Bento Gonçalves. A oficina, com participação gratuita, tem como objetivo compartilhar os princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva inteira, como as utilizadas pelos atores em palco. Através de atividades de expressão corporal, jogos e composição dramatúrgica, os alunos serão convidados a experimentar possibilidades de uso da máscara como recurso pedagógico e artístico.

Com um total de 12 horas de atividades, a Oficina Corpo-Máscara é voltada para participantes com alguma experiência em teatro, dança ou circo. As inscrições devem ser feitas através do e-mailcontato@mascaraencena.com, ou pelo telefone (51) 99519.5589. A oficina tem capacidade para 20 participantes.

Imobilhados

A peça recebeu sete indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro (incluindo melhor espetáculo), vencendo em 3 categorias: Melhor Direção, Melhor Produção e Melhor Cenografia. Em 2018, a peça recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Direção, e foi indicado em cinco categorias do Prêmio CENYM de Teatro Nacional, sendo premiado por Melhor Cenário e Melhor Execução de Som. Paralelamente, o grupo realiza a Residência Artística “Territórios da Máscara”, já na 4ª edição; a Oficina Corpo-Máscara, e também projetos de intervenção urbana e criação de vídeos. Com participação em importantes festivais de teatro como o FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri, o espetáculo esteve recentemente em São Paulo, onde circulou através do projeto SESI Viagem Teatral.

 

Serviço

IMOBILHADOS

 

Caxias do Sul 

Data: 8 de março (sexta-feira)

Horário: 20h

Teatro: Teatro Municipal Pedro Parenti

Endereço: Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro, Caxias do Sul – RS, 95020-190

Telefone e informações: (54) 3221-3697

 

 

 

Serviço

Oficina CORPO-MÁSCARA – Bento Gonçalves

MINISTRANTES: Integrantes do grupo Máscara EnCena: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa

DATA E HORA:

9/03 (sábado) 

Oficina: 13h às 20h (com intervalo) – Total: 7 horas

10/03 (domingo) 

Oficina: 10h às 12h + 13h às 16h – Total: 5 horas

LOCAL: Fundação Casa das Artes

 

Ficha Técnica:

Direção Cênica: Liane Venturella

Elenco: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa

Dramaturgia: Máscara EnCena e Liane Venturella

Trilha Sonora e Desenho de Som: Caio Amon

Cenografia e Cenotécnica: Rodrigo Shalako

Iluminação: Fabiana Santos

Figurinos: Liane Venturella

Operação de Som: Caio Amon e Vitório Azevedo

Operação de Luz: Ricardo Vivian

Assistência de Cenotécnica: Paulo Pereira

Confecção de Figurinos: Titi Lopes

Máscaras: Máscara EnCena, com orientação de Fábio Cuelli

Fotografia: Fabrício Simões e Claudio Etges

Design Gráfico e Vídeo: EROICA Conteúdo

Direção de Produção e Produção Executiva: Camila Vergara – VERGARA Produções Artísticas

Produção e Realização: Máscara EnCena

Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura – Pró Cultura RS

Apoio: Bortolini Andaimes, EROICA Conteúdo, Teatro Municipal Pedro Parentti, Fundação Casa das Artes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *