GASTRONOMIA E RECEITAS Segredos para fazer um bom churrasco

Dos temperos das carnes aos acompanhamentos, especialistas dão dicas infalíveis para deixar todo mundo com água na boca

Tradição dos gaúchos, o churrasco é hoje uma das três grandes paixões nacionais, junto com o futebol e a cervejinha. No entanto, se engana quem pensa que só a carne e a churrasqueira certas são suficientes. Segundo Dilamar Oliveira, especialista no preparo dessa delícia na churrascaria Prazeres da Carne, em São Paulo, “um bom churrasco começa com 12 horas de antecedência”. Já o passador de carnes Gutemberg Dias, do Porcão Rio’s, vai além. Diz que “é preciso ficar atento a detalhes, como a escolha dos cortes, os temperos e até mesmo o aquecimento da churrasqueira”.

Aprenda os segredos desses profissionais e faça um churrasco nota dez.

Os melhores cortes
· Os mais indicados são: picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha.
· No caso da fraldinha, da alcatra e da costela, as peças devem ser assadas inteiras. Já a costela deve ir ao forno entre quatro e cinco horas antes de ser levada à churrasqueira, para ficar mais macia.
· O contrafilé pode ser cortado em bifes com cerca de 10 cm de espessura.
· A picanha deve ser assada em peça inteira ou em bifes grossos – ambos com gordura, que não deixa a carne ressecar.


Dicas de preparo
· Fuja das peças congeladas. A carne precisa ter um aspecto viçoso, coloração vermelho-vivo e uma camada de gordura de, no máximo, um dedo de espessura, para irrigá-la e manter seu sabor.
· Escolha as linguiças mais coradas, evitando as muito esbranquiçadas.
· O ideal é desossar o frango e consumi-lo logo depois de grelhado, para não ficar muito ressecado.

Quantidade ideal
Em média, calcula-se cerca de 600 g por adulto. Desse total, 150 g podem ser de linguiça, 50 g de frango e o restante de carnes variadas. Crianças com até 7 anos costumam comer, em média, de 150 g a 200 g.

Na hora de assar…
1. O fogo deve estar estabilizado. Para conter as labaredas, nunca jogue água, porque isso faz com que a churrasqueira perca o calor, comprometendo o ponto da carne.
2. Com o auxílio de um espeto, espalhe o carvão. Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. Quando o suco aparecer também do outro lado, já estará no ponto.

publicidade

NO SACOLÃO DA ECONOMIA KAYSER você encontra os melhores preços e os melhores cortes.

SACOLÃO DA ECONOMIA KAYSER

O Sacolão da Economia Kayser tem as melhores ofertas para você e os produtos de melhor qualidade. Venha conhecer, confira nossas ofertas e promoções. Sacolão da Economia Kayser o melhore encontro com a economia.

Posted by Sacolão da Economia Kayser on Sunday, April 15, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *