Porque ser um bom vendedor não é o suficiente – Professora do Senac de Caxias do Sul  dá dicas sobre como atingir o máximo desempenho

Professora do Senac de Caxias do Sul  dá dicas sobre como atingir o máximo desempenho

Um dos setores mais competitivos do mercado é o de vendas. Para se destacar, não é preciso apenas bater metas: é preciso ter um desempenho acima da média, saber como se portar com um cliente e identificar as suas necessidades. Ou seja, é necessário ir além do comum. Para se destacar e obter mais do que bons resultados é preciso ser um vendedor de alta performance.

A professora do Senac de Caxias do Sul, Fabiana Parisotto Fernandes, explica o que, atualmente, “o mercado está repleto de bons vendedores, mas pouquíssimos são vendedores de alta performance”. Sendo assim, confira as dicas da especialista sobre como se tornar parte desse seleto grupo:

  • O bom vendedor domina algumas técnicas de vendas e as usa com habilidade, percebendo o momento certo de interação com o cliente, de negociação e fechamento da venda. As constantes transformações da sociedade e a dominância da tecnologia transformaram os clientes, que passaram a ser muito mais exigentes com os produtos mas, principalmente, com o atendimento.
  • O vendedor de alta performance não vende! Ele auxilia o cliente na realização de seus sonhos e na satisfação de suas necessidades. Esse é o pensamento de quem quer a alta satisfação dos clientes, a fidelização, mas principalmente a efetivação de grandes vendas e a superação de todas as metas. Quando trabalhamos com essa visão, a missão se torna valiosa e motiva a ação.
  • Quem está pensando em começar no mercado deve se interessar verdadeiramente pelo cliente e entender que ele pode te elevar a patamares de sucesso ou te derrubar. Por isso, tenha um diferencial. Surpreenda o cliente com um atendimento de qualidade onde o vendedor conhece perfeitamente o produto da venda e, acima de tudo, entenda a real necessidade do cliente. Seja um bom ouvinte. Toda venda começa com a identificação dos anseios do cliente que só podemos reconhecer quando ouvimos com atenção. Se antecipe sendo gentil e oferecendo o conforto que o cliente nem sempre espera como, por exemplo, papel e caneta para que o mesmo possa anotar algo, um café e um local para descanso durante a negociação, entre outras coisas simples mas que encantam..
  • Se você já está no mercado, não se preocupe: se atualize. Seja um conhecedor do seu ramo de atividade e da concorrência. Seja um planejador, defina claramente suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Conhecimento e habilidades em relacionamento interpessoal fazem toda a diferença. Toda venda envolve pessoas, por isso tais habilidades tornam-se fundamentais. Jamais esqueça que o cliente é a razão da existência do vendedor, então, foco total na identificação das necessidades e orientação para realização das mesmas. Atenção, cordialidade, gentileza e comprometimento com o cliente te torna tornam um profissional de alta performance.
  • As metas só podem ser alcançadas quando elas existem. Ou seja, para que possamos visualizar a realização de um objetivo, é necessária a definição de forma clara e com todos os detalhes. Quando escrevemos as metas estamos assinando um compromisso conosco na realização das mesmas e ao alcançá-las, valorizamos. Agradecer por tudo que conquistamos nos faz felizes pela vida, no entanto, só sentimos gratidão pelas coisas que sabemos ter conquistado. Ao definirmos alvos específicos, teremos a visão da realização dos mesmos. Em vendas, como no todo, as metas precisam ser atingíveis e bem definidas. Nos desafiam a manter o foco nos objetivos, permitindo a negação as às múltiplas tentações e caminhos que surgem e desviam do caminho traçado.
  • O principal diferencial entre um vendedor comum e um de alta performance é o atendimento ao cliente. O “bom” atende o cliente e vende o que ele pede. O de “alta performance” encanta com detalhes como o interesse pelo nome, pela necessidade a ser sanada, pelo bem-estar do cliente. Ele sabe que a venda é consequência de um atendimento adequado e personalizado. Para ser um profissional de alta performance, é necessário autoconhecimento. Se não nos conhecemos, não conseguimos entender e conhecer o outro. Vendas é um processo de conhecimento do cliente e suas necessidades, em que o vendedor busca satisfazer a necessidade e realizar sonhos.

 

Sabe Caxias – Conteúdo Inteligente

Posted by Sabe Caxias on Tuesday, January 22, 2019

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