Segurança da Festa da Uva 2019 está garantida

Órgãos de segurança pública e Comissão Comunitária apresentaram ações para o evento

 

           

Secretaria de Transito_Credito Neimar de Cesero

Caxias do Sul (RS) – Na manhã desta quarta-feira, 13, os órgãos de segurança pública de Caxias do Sul, em conjunto com a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, apresentaram o Plano de Segurança do evento, que ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. “Temos convicção de que, com a união de esforços, teremos um evento muito seguro para os nossos visitantes, em todos os dias da festa”,  destacou o gerente de Projetos da Festa da Uva 2019, Guilherme Zacani, que apresentou o planejamento.

 

Durante o encontro, realizado no Bolicho dos Piardi, todas as entidades e empresas envolvidas apresentaram suas iniciativas para tornar a Festa da Uva 2019 e o entorno dos Pavilhões seguros para o público visitante. O primeiro plano foi mostrado pelos gerentes de Trânsito, Marcos Jablonski, e de Sinalização, Joel da Luz, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Destaque para as alterações no trânsito no sentido das vias, proibição de estacionamento, orientações para transporte coletivo, táxis, carros de passeio e ônibus de turismo no entorno do parque e as áreas de bloqueio e desvio no centro, em virtude dos desfiles da Rua Sinimbu.

 

Em seguida, o sub-comandante do 12º BPM da Brigada Militar, major Emerson Ubirajara Souza, falou sobre as ações previstas para o parque (com distribuição de efetivo conforme a programação, vídeo monitoramento e operação do helicóptero para resgate e emergências), para a cidade, especialmente nos pontos turísticos e hotéis, e para os dois desfiles que ocorrem na Rua Sinimbu, com público estimado de 60 mil pessoas. Durante o evento, ele recebeu a confirmação do Governo do Estado para a ampliação do efetivo e pagamento de horas extras. “Desta forma, podemos garantir a execução completa do plano, com todo o efetivo necessário”, comemorou ele.

 

Na sequência, falaram em nome da Guarda Municipal, o diretor Executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Paulo Siqueira, e o comandante, Ivo Rauber. “Serão 12 agentes, sendo dois junto ao ônibus da central de monitoramento, além de uma viatura em sistema de rodízio”, frisou Rauber. Já o comandante do Pelotão Rodoviário de Farroupilha, tenente Marcelo Stassak, elencou as ações preventivas junto às principais rodovias estaduais, visando orientar os visitantes e contribuir para o sucesso do evento.

 

O supervisor de Operações de Visate, Valdemir Viegas, mostrou a operação das linhas de ônibus urbano no período da festa, com itinerários, modelos de ônibus e horários. A Linha 1 fará o trajeto Escola Presidente Vargas/Pavilhões da Festa/Escola Presidente Vargas e a Linha 2 – Shopping Iguatemi/Estação Floresta/Pavilhões da Festa.

 

A Prevensistem, contratada pela Comissão Comunitária da Festa da Uva para elaboração do Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), apresentou o andamento das aprovações junto ao Corpo de Bombeiros. “Está tudo encaminhado e até a próxima sexta-feira devemos ter um retorno positivo para os projetos”, salientou o diretor da empresa, Ademir Dallagnol. Segundo ele, as melhorias estruturais realizadas no parque desde a última festa foram determinantes para melhorar o conforto e a segurança dos visitantes. “A implantação de corredores mais amplos, sem fluxo forçado, sem dúvida, é uma grande evolução”, destacou.

 

Entre os aspectos contemplados pelo plano, ele enalteceu a proteção dos pontos críticos e das distâncias normativas, a acessibilidade e a ampla visualização das saídas de emergência. Com relação à Casa Della Música, onde ocorrem os shows nacionais, Dallagnol enalteceu que a principal melhoria foi a retirada dos bretes fixos, utilizados nas atividades de rodeio.

 

            Festa – Os pontos mais importantes do Plano de Segurança da Comissão Comunitária da Festa da Uva foram apresentados, no final do encontro, pelo gestor Guilherme Zacani. A empresa contratada é a Efficace Vigilância, que vai operar com 80 agentes patrimoniais de sexta a domingo e 47 de segunda a quinta. Já nos dias de shows, a quantidade varia de acordo com a expectativa de público, entre 40 e 80 agentes, ficando a média diária entre 87 e 160 profissionais. Já o monitoramento eletrônico contará com 46 câmeras, instaladas estrategicamente em toda a extensão do parque.

 

Com relação à assistência médica, estará disponível durante todo o evento, inclusive nos desfiles realizados no Rua Sinimbu. No Pavilhão 2, haverá um posto médico, com ambulância, operado pela Unimed.  “Com o comprometimento e envolvimento de todas as equipes, públicas e privadas, temos certeza de que a segurança será um dos pontos fortes da Festa da Uva 2019”, completou Zacani.

publicidade:

Volta as aulas Tempos Modernos

Volta as aulas Tempos Modernos

Posted by Sabe Caxias on Thursday, January 17, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *