Tibiriçá Maineiri defende a luta pela acessibilidade no município

Crédito da foto: Gabriela Bento Alves

Primeiro vereador surdo da Câmara Municipal de Caxias pediu que direitos básicos dos PCDs fossem respeitados

O vereador Tibiriçá Maineiri/PRB ocupou a tribuna do Legislativo caxiense, na sessão ordinária nesta terça-feira (12/02), para a sua primeira manifestação, no espaço do grande expediente. Por meio de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o parlamentar afirmou seu compromisso em trabalhar a favor da comunidade com deficiência, como, por exemplo, cadeirantes, surdos, cegos e pessoas com necessidades especiais ou temporárias. Ele é o primeiro vereador surdo da história do Parlamento local.

Tibiriçá disse ser necessária a compreensão da realidade do próximo, além de reforçar a importância de valores como a empatia e o respeito às diferenças. Em seguida, foi exibido um vídeo no painel eletrônico do plenário acerca da temática. Nas imagens, as pessoas se comunicavam por meio de Libras e apenas um homem fazia uso de palavras por meio verbal.

O parlamentar relembrou parte da sua carreira, como líder da comunidade surda. O vereador participou da fundação da Sociedade de Surdos do município, em 1986, e presidiu o órgão por 16 anos. Também trabalhou por 25 anos na Escola Estadual de Ensino Médio Helen Keller, além de presidir o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência por duas vezes.

Recentemente, o republicano esteve à frente da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura. Conforme ele, adquiriu ainda mais experiência e entendimento sobre a área. Reiterou, ainda, algumas de suas bandeiras que envolvem a defesa de alguns temas, tais como: políticas públicas de inclusão e autonomia.

publicidade:

Sabe Caxias – Conteúdo Inteligente

Posted by Sabe Caxias on Tuesday, January 22, 2019

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *