Torneio de Bocha de Areia da Festa da Uva reúne 176 atletas

Participantes vão jogar em cancha localizada no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos

Caxias do Sul (RS) – Um dos esportes mais tradicionais praticados pelos descendentes de italianos em Caxias do Sul, o jogo de bocha em cancha de areia, irá reunir 176 atletas durante a Festa da Uva 2019. Ao todo, são 25 equipes competidoras, com quatro titulares e dois ou quatro reservas, representando os tradicionais grupos caxienses: União Forquetense, Vera Cruz, Cruzeiro, Santa Catarina, São Vítor, Caxias Parque, Amigos da Bocha, Rosário, Fazendo Amigos e Festa da Uva.

O torneio será realizado em três etapas, com a classificatória marcada para o dia 24 de fevereiro. No dia 03 de março ocorre a repescagem, que é quando as equipes eliminadas têm uma segunda chance de voltar à disputa. A terceira e última etapa acontece dia 10 de março, com o encerramento da competição e a premiação das equipes com troféu e medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar. As disputas iniciam às 8h, nos dias 24 e 10, e às 10 horas, no dia 03.

O presidente da Liga Caxiense de Bocha, Moacir Bressan, destaca que o esporte faz parte da história da Festa Nacional da Uva. “Nós disputamos o torneio de bocha da Festa da Uva há 30 anos. É um campeonato tradicional do evento e que valoriza a cultura regional porque é um dos esportes mais praticados na nossa cidade e na Serra Gaúcha. Se torna um atrativo também porque chama a atenção dos visitantes que param na cancha para tirar fotos e perguntar como é que se joga. É uma tradição que começou com os italianos e faz parte da nossa história”, ressalta Bressan. A Festa da Uva 2019 ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos.

Sobre o esporte:

O jogo de bocha é jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador. O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e deixá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim ou “remover” as bolas dos oponentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *