SMTTM fará alterações no trânsito durante Festa da Uva 2019

Mudanças buscam garantir mobilidade no entorno dos pavilhões e também na área central

O trânsito no entorno do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos e em trechos da área central de Caxias do Sul terá alterações entre 22 de fevereiro e 10 de março. Planejadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), as mudanças buscam garantir uma mobilidade melhor no tráfego de veículos e nos meios de transporte durante a realização da Festa da Uva 2019.

Nas proximidades dos pavilhões, somente no período da festa, o sentido do trânsito em duas vias deixarão de ser duplos e passarão a ser organizados em mão única. Na rua Deputado Luiz Carlos Festugatto, a mudança atende a necessidade de estacionamento dos veículos do transporte coletivo urbano que farão o embarque e desembarque de passageiros em um terminal na rua Ludovico Cavinatto.

Para facilitar o tráfego na entrada do parque, a rua Padre Alberto Luís Lamozatto funcionará somente no sentido Rota do Sol/Pavilhões. Também será proibido o estacionamento de veículos na rua Firmino Pandolpho. Em ambos os pontos haverá sinalização e a presença de agentes de trânsito reforçando as orientações aos condutores.

Em relação ao transporte, um ponto de táxi ficará localizado na rua Ivo Remo Comandulli, perto da entrada do parque, atendendo uma solicitação dos taxistas. Para os ônibus de turismo, o acesso exclusivo será pelo portão 5, também localizado na Ivo Remo Comandulli. Aos demais veículos, incluindo o transporte por aplicativos, haverá um espaço para embarque e desembarque entre a entrada principal e o portão 2.

Quem preferir se deslocar aos pavilhões utilizando o transporte público, serão disponibilizadas duas linhas especiais de ônibus. Uma delas sairá da Escola Estadual Presidente Vargas, na rua Visconde de Pelotas, e seguirá em direção os pavilhões pelo bairro Pioneiro. A frequência será a cada 30 minutos em dias úteis, 20 aos sábados e 15 minutos nos domingos.

A outra linha sairá do shopping Iguatemi, passará pela Estação Principal de Integração (EPI) Floresta e seguirá pela Perimetral Norte até os pavilhões. Os ônibus passarão de hora em hora em dias úteis e a cada 30 minutos nos finais de semana. Ambas as linhas atenderão entre 10h30 e 23h de segunda a quinta-feira e até as 2h nas sextas, sábados e domingos (com prorrogação em caso de atraso em dias de shows no evento). Haverá ainda passe livre no transporte coletivo no domingo, 24 de fevereiro.

Desfiles

Com a volta do corso alegórico à rua Sinimbu, a SMTTM organizou bloqueios visando menor impacto no movimento do trânsito na área central e reforçando a orientação aos condutores nesses locais. Estão programados dois desfiles, 24 de fevereiro e 10 de março (domingos), às 17h. As interrupções das ruas iniciarão uma hora antes, a partir das 16h.

A área de desfile compreenderá o trecho da Sinimbu entre as ruas Andrade Neves e Dr. Montaury. Para os espaços de concentração e dispersão dos veículos, figurantes, bailarinos e estacionamento dos ônibus de turismo, também haverá bloqueio total na Sinimbu, entre a Visconde de Pelotas e a Dr. Montaury e entre a Andrade Neves e a Vereador Mário Pezzi; além da Dr. Montaury, entre a Sinimbu e a Os 18 do Forte, onde os veículos do corso alegórico farão a conversão à esquerda. Na Os 18 do Forte, a via ficará em meia pista durante o período do desfile. A previsão do término dos bloqueios é a partir das 23h.

Com as alterações no trânsito, as linhas do transporte coletivo serão desviadas pela rua Visconde de Pelotas, onde acessarão a Bento Gonçalves, seguindo pela Vereador Mário Pezzi e retornando o itinerário normal pela Sinimbu.

De acordo com o titular interino da SMTTM, Pedro Cogo, os fiscais orientarão o trânsito e os motoristas durante todo o período de bloqueio, reforçando os desvios em ruas laterais para que os condutores não sejam surpreendidos com as interrupções. “Montamos um esquema de bloqueios visando a melhor realização dos desfiles, mas sem deixar o motorista sem informação ao transitar pela área central durante o período. Para isso, vamos ter agentes espalhados em 11 pontos diferentes, em pontos estratégicos, para orientar o condutor a utilizar os desvios”, reforçou.

A orientação da secretaria é de que os motoristas utilizem outras vias da área central durante os bloqueios, como as ruas Garibaldi (para quem vai em direção à Zona Sul), Marechal Floriano e Coronel Flores (aos condutores que irão à Zona Norte), além das ruas Santos Dumont e a Dom José Bárea (em direção à Zona Leste) e Pinheiro Machado e Vinte de Setembro (no sentido bairro/Zona Oeste).

Foto: Leonardo Portella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *