Caxias do Sul produz quase oito mil toneladas de pêssego por ano

Safra da fruta ocorre de novembro a janeiro

Caxias do Sul produz quase oito mil toneladas de pêssego por ano. Segundo dados do Censo Agropecuário, o município tem 585 hectares de plantações de pêssego em 539 propriedades. As variedades que estão sendo colhidas são chimarrita e ps. O clima temperado contribui para uma boa colheita, já que essa fruta é a sexta mais colhida na cidade. A safra ocorre de novembro a janeiro.

José Taiarol, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), ressaltou a qualidade do pêssego. “Esse ano, pelo fator do inverno, a fruta floresceu muito bem. Os agricultores estão produzindo melhor que o ano passado, com exceção de alguns locais que foram atingidos pelo granizo e ficaram prejudicados”, relembrou.

A variedade chimarrita tem a forma aberta, com tamanho grande e sabor doce. Sua floração ocorre em meados de agosto e o processo de maturação começa no final de novembro ou na primeira semana de dezembro. Já a ps tem polpa branca, coloração avermelhada e uma produtividade acima da média. Sua maturação acontece em meados de dezembro.

Delvir Zotti, 43 anos, mora em Caravaggio da Sexta Légua, produz maçã, ameixa e 80 toneladas de pêssego em cinco hectares plantados. Ele salientou a qualidade da fruta. “O granizo atrapalhou um pouco a minha plantação de pêssego, mas ainda estou colhendo uma fruta de qualidade. Com exceção dessa intempérie o clima nos ajudou bastante”, sublinhou.

As próximas variedades a serem colhidas são chiripa, no final de dezembro e início de janeiro, e eragil, que estará pronta no primeiro mês de 2019 e nos dias iniciais de fevereiro.

Fotos: Ruan Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *