Festa de São Cristóvão pode ser incluída no Calendário de Eventos do município


Foto do Vereador Wagner Petrini/PSB | Crédito: Franciele Masochi Lorenzett

De autoria do vereador Wagner Petrini/PSB, proposta foi apresentada na sessão ordinária de hoje

Os parlamentares caxienses discutiram, nesta quinta-feira (06/12), o projeto de lei 109/2018, que prevê a inclusão da Festa de São Cristóvão, realizada na Paróquia São José do bairro Desvio Rizzo, nas comemorações do Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. A matéria é de autoria do vereador Wagner Petrini/PSB.

Em 1981, um grupo de caminhoneiros se reuniu para celebrar São Cristóvão, santo considerado padroeiro da categoria. A festa aconteceu no dia 26 de julho, na paróquia do bairro, e contou com a presença da Banda Santa Cecília, de Nova Pádua. Na mesma edição, foi realizada uma procissão com a imagem religiosa, pelas ruas da região. Além disso, a comunidade construiu uma pequena capela em frente à igreja.

Desde então, a festa comunitária se tornou tradição no Desvio Rizzo. Até hoje ela permanece, sendo realizada, anualmente, na última quinzena do mês de julho. A data oficial para a celebração a São Cristóvão é o 25 de julho. Conforme o texto, a procissão, a bênção aos caminhoneiros e o almoço de domingo são os pontos altos da comemoração. O projeto voltará para segunda discussão e votação nos próximos dias.


Foto do Vereador Wagner Petrini/PSB | Crédito: Franciele Masochi Lorenzett

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *