Economia de Caxias do Sul tem alta de quase 7% em outubro

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pela CIC e CDL

O desempenho da economia de Caxias do Sul em outubro apresentou alta de quase 7% em relação a setembro e de 8,5% em relação a outubro de 2017. O acumulado no ano está positivo em 7,3%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 7,5%. Os indicadores do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de outubro de 2018 foram divulgados em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (5) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O comércio foi o setor responsável pelo bom desempenho do mês, com aumento de 12,8% em outubro sobre setembro, em função das vendas do Dia das Crianças. Porém, ainda está negativo no acumulado do ano. A indústria também teve desempenho positivo em outubro e cresceu 7,9% sobre o mês anterior. Os serviços reagiram e ficaram no azul em relação a setembro, com alta de 1,1%.

A diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo comemorou o bom desempenho dos números em outubro, com os três segmentos apresentando crescimento positivo, tanto em relação a setembro, como na comparação com o mesmo mês do ano passado. Outra boa notícia, segundo a economista, é que o setor de serviços passou a barreira do desempenho negativo para o positivo. “Foi o último a entrar na crise e o último a sair”, destacou Maria Carolina. A expectativa para novembro e dezembro também é de números positivos, e a economia de Caxias do Sul deve fechar o ano com um crescimento próximo dos 10%. Só não será maior, de acordo com o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani porque fatores como a greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo impactaram negativamente o desempenho da atividade econômica na metade de 2018.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento mostra que no mês de outubro houve alta de 0,4%, sendo abertos 640 empregos no município. No ano, o acumulado é de 4,3% de crescimento, com 6.868 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 164.815.

Já os indicadores do mercado externo apontam crescimento de 10% nas exportações e de 51,9% nas importações na comparação entre outubro de 2018 e outubro de 2017. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense em outubro é negativo em 11,2% no acumulado dos últimos 12 meses, com um montante de U$ 445 milhões.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor-executivo da CIC, Gelson Dalberto, o vice-presidente da CDL, Michael Canuto, o membro do Conselho de Economia e Finanças da CIC Marcos Victorazzi e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Foto: Cristiane Carvalho/CIC

DIVULGAÇÃO:

SABE CAXIAS CASA PERLAGE

Sabe Caxias acompanhou no dia 29.11.2018 o lançamento da CASA PERLAGE, espaço de eventos anexo ao HOTEL HOLIDAY INN EXPRESS em Farroupilha….confira.

Posted by Sabe Caxias on Saturday, December 1, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *