Orquestra Sinfônica da UCS apresenta Natal em Família

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul programa o Natal em Família, com concerto gratuito, apresentação cênica e queima de fogos, além da chegada do Papai Noel. O evento será realizado no dia 15 de dezembro (sábado), às 20h30min, no Centro Cívico do Campus-Sede, com entrada franca. A regência é do maestro Manfredo Schmiedt.

O Natal em Família na UCS – financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com apoio cultural da Unimed Nordeste – contará, além da Orquestra Sinfônica, com a presença do Coro da UCS, com o grupo de Teatro Quiquiprocó e participação dos solistas convidados Elisa Machado e Maicon Cassânego.

O concerto conta ainda com o apoio da UCS FM, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul – CDL, da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE, dos Supermercados Andreazza e da Editora São Miguel.

Sobre a Orquestra Sinfônica da UCS

A Orquestra Sinfônica da UCS (OSUCS) integra os vários programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região. Iniciou suas atividades em outubro de 2001, com um concerto no dia 22 de novembro, e desde então, busca fomentar a música de concerto para contribuir no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida. Sua estrutura é formada pela coordenação artística, pela equipe de produção e apoio, e pelos músicos, distribuídos entre cordas, madeiras, metais, percussão e piano, e suas atividades são planejadas com a finalidade de estabelecer um papel educativo e social, afinadas com as diretrizes da instituição Universidade de Caxias do Sul.

A Orquestra tem como objetivo a formação e a consolidação de uma cultura artístico musical constante, com influência na rotina das pessoas, no âmbito local e regional. Atua fomentando a cultura, a difusão artística com ações de acesso à música de concerto, e o intercâmbio com maestros, solistas e grupos convidados, nacionais e estrangeiros.

Em 2014, a OSUCS recebeu o prêmio Referência Educacional da 20ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores de 2014, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS e Federasul. Ainda no ano de 2014, lançou seu primeiro CD com a participação da pianista Olinda Allessandrini. Em 2015, lançou seu primeiro DVD, com a participação da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, e em 2017, seu segundo CD, também com a participação da pianista Olinda Allessandrini.

A coordenação geral da Orquestra é de Moacir Lazzari e a direção artística é do maestro Manfredo Schmiedt.


Sobre o Coro da UCS

O Coro da UCS foi criado em 1968 com o objetivo de manter e divulgar o canto coral na comunidade. Desenvolve sua arte dentro dos mais variados gêneros musicais, sendo que desde a sua reestruturação em 2014, tem como objetivo também formar um Coro Sinfônico para atuar junto à Orquestra Sinfônica da UCS. Além disso, desenvolve um repertório próprio de músicas à capela e música de câmara. Atualmente o Coro tem a direção artística da maestrina Anita Bergmann Campagnolo e preparação técnica vocal do professor Ricardo Barpp.

Sobre o Grupo de Teatro Quiquiprocó

O Grupo, dirigido por Andréa Peres (atriz e arte educadora), atua em Caxias do Sul e em todo Rio Grande do Sul desde 1998. Destaca-se no cenário artístico por sua técnica, plasticidade e poder de sedução de público. Desenvolve trabalhos criativos através da técnica do teatro de boneco utilizando-se de linguagem lúdica para a criação de seus espetáculos. Possui um repertório diversificado quanto a temas e singular do ponto de vista técnico, adaptável a diferentes espaços físicos com estrutura própria de sonorização. Desenvolve, também, a criação de peças para eventos específicos.

Sobre a solista Elisa Machado

Bacharel em Música pela UFRGS (habilitação em canto), a soprano Elisa Machado iniciou seus estudos de música no Conservatório Pablo Komlós em 1993. Foi integrante do Coro Sinfônico da OSPA de 1996 a 2001. Nos anos de 2005, 2006 e 2016, foi professora substituta de canto na UFRGS, e também lecionou canto no curso de extensão da Unisinos em 2008 e 2009. Em 2010 foi a terceira colocada em seleção para professor na área de Canto e Canto Coral para o curso de Licenciatura em Música na UCS. Em 2011, iniciou o curso de Fonoaudiologia na UFRGS, participando de oficinas e seminários na área. Em 2014, recebeu o 1º lugar no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e foi a primeira colocada em concurso realizado pelo estado do Rio Grande do Sul para preparador vocal do coro da OSPA. Atualmente, trabalha com os coros da Unisinos (infanto-juvenil e adulto) e Coro da OSPA, além de já ter trabalhado com o Universitário da ULBRA, coro do SESC-RS e Coro dos Correios.

Sobre o solista Maicon Cassânego

O tenor Maicon Cassânego é graduado em Música pela UFRGS. Atua como solista junto a Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e Orquestra de Sopros de Garibaldi. Participou das apresentações de Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro (São Paulo), sob a regência de Sérgio Assumpção. Foi solista da Messe solennelle de Sainte-Cécile, de Gounod, com a Orquestra da UCS, sob a regência de Manfredo Schmiedt. Cantou a Petite Messe Solennelle, de Rossini, na turnê estadual do projeto Mestres da Música Clássica, sob a regência de João Paulo Sefrin. Participa ativamente, desde 2013, das montagens do projeto Terça Lírica no Palácio – O Resumo da Ópera, como protagonista das óperas Madama Butterfly e La Bohème (Puccini), Carmen (Bizet), Otello e La Traviata (Verdi) e I Pagliacci (Leoncavallo).

Foto: Claudia Velho

publicidade:

Ecco Grão – Comércio de Grãos

Conheça a ECO GRÃO – veja nosso facevídeo

Posted by Sabe Caxias on Wednesday, July 25, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *