5 erros que você deve evitar na redação do Enem

A redação do Enem é uma das partes mais importantes do exame. Quando bem feita, pode aumentar a média final da prova – por isso, é essencial que o estudante se dedique a ela, não importa qual curso queira fazer.

E para ajudar você a mandar bem na redação do Enem, listamos aqui alguns dos erros mais comuns que o estudante deve evitar enquanto escreve o texto. Confira!

– Tome cuidado com radicalismos. A banca quer que a defesa do ponto de vista ocorra com argumentos e posições claras, racionais e, principalmente, respeitosas. Por isso, evite usar qualquer expressão extremista, mesmo que sejam termos como “nunca”, “sempre”, “jamais”.

– Evite usar clichês, provérbios e citações sem critério. Você pode acabar errando o autor da expressão (o que pega muito mal), ou até mesmo usá-la fora de contexto, o que pode direcionar a sua redação para um lado que você não quer.

– Rebuscar demais as palavras também não é uma boa ideia. Seu texto pode ficar sem fluência e clareza, dificultando a compreensão do corretor. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

– O uso da linguagem oral também deve ser bem pensado. Expressões coloquiais e gírias, como “irado”, não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua.

– Erros de gramática: esse nem precisa explicar, não é? Deslizes graves de regras do português podem descontar muitos pontos da sua redação. Se houver dúvida na hora de usar algum termo, procure trocá-lo por outra palavra mais segura, para não arriscar.

O que pode zerar a sua redação
Fuga total ao tema;
Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
Texto com até 7 linhas;
Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s)

motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.
Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números

ou sinais gráficos fora do texto).
Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a

assinatura do participante.
Texto predominantemente em língua estrangeira.
Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

publicidade:

RABBISKO BAZAR E PAPELARIA

Posted by Sabe Caxias on Sunday, June 25, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *