Saúde O que é o Outubro Rosa: Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama.

Atividades físicas ajudam na prevenção ao câncer de mama.

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença. Durante este mês são feitas várias atividades que promovem a detecção precoce do câncer de mama.

Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002. Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, o Congresso Nacional e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

 

Dicas de Prevenção – Fique atenta!Outubro-Rosa—prevenção
Muitos acham que a única forma de prevenção da doença é através do autoexame e da mamografia, e apesar de serem as formas mais importantes de diagnóstico, e que as mulheres sempre devem ficar atentas, existem alguns outros fatores que é importante prestarmos atenção a partir do momento que a idade avança. São eles:

Evite o ganho de peso
É muito importante a diminuição da gordura corporal principalmente após a menopausa, pois a obesidade aumenta o risco do câncer de mama.

Tenha uma alimentação saudável
Esse tópico parece clichê pois é tudo que escutamos nossa vida inteira, mas no caso do câncer de mama ele é mais importante pois uma dieta rica em vitamina A pode ajudar a prevenir a doença.
Dê preferência às frutas e vegetais e evite bebidas com açúcar, carboidratos refinados e alimentos gordurosos. Proteínas magras e cereais integrais também são muito importantes.

Pratique atividade física
Existem diversas pesquisas de que a atividade física é um bem essencial para nossa vida, em qualquer situação. Alguns desses estudos ainda sugerem que o exercício físico reduz o risco do câncer de mama de 30% para 10%, mesmo aqueles como uma caminhada de 30 minutos 5 vezes por semana.
Estima-se que por meio de todos esses itens como uma alimentação saudável e balanceada, e a prática de exercícios físicos é possível reduzir em quase 30% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

Evite reposição hormonal
Esse é um dos maiores riscos de contrair a doença atualmente, pois a terapia de reposição hormonal aumenta o risco do câncer de mama. Se for necessário os hormônios, evite os que contém progesterona e não utilize por mais de 3 anos. Cremes hormonais e géis são tão perigosos quanto.

Amamentação
A amamentação é considerada um fator protetor e mulheres que amamentam seus filhos por pelo menos um ano tem risco reduzido de desenvolver um câncer de mama mais tarde na vida.

publicidade:

SABE CAXIAS Entrevista

Posted by Sabe Caxias on Thursday, August 16, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *