12 de outubro – Comércio pode aproveitar o feriado para vender mais

Funcionamento do comércio varejista com funcionários no feriado de Nossa Senhora de Aparecida pode ser garantido pela emissão do Certificado para abertura em Feriados pelo Sindilojas Caxias.

 

               O feriado de Nossa Senhora de Aparecida, que marca também o Dia das Crianças, e é comemorado no dia 12 de outubro, é mais uma oportunidade para o comércio varejista melhorar os índices de vendas de 2018. Nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, os estabelecimentos têm permissão para utilizar a mão de obra de empregados, mediante certificado emitido pelo Sindilojas Caxias.

                      A Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 (Domingos e Feriados) permite a abertura dos estabelecimentos comerciais com a presença dos funcionários no próximo feriado. “Ter a permissão para manter as lojas abertas nos feriados e datas comemorativas é uma grande conquista. Ao motivar o funcionamento do comércio varejista, contribuímos para movimentar a economia e também o turismo da nossa cidade”, destaca a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini. Afinal, de acordo com a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, as vendas do Dia das Crianças de 2018 devem ser superiores ao ano de 2017. Os brinquedos, preferidos nesta data para presentear, tiveram redução de preço de 2,98%. A previsão é de aumento real de 3% a 4% nas vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul para o Dia das Crianças em comparação com o mesmo período do ano passado. Além da venda de brinquedos, o Dia das Crianças aponta crescimento para o comércio varejista de tecidos, vestuário e calçados, que englobam o vestuário infantil, e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que abrange a comercialização de jogos e aparelhos eletrônicos, incluindo celulares e tablets.

                        Para a gerente do Magazine Luiza, Elisete Greinert, da loja do Shopping Iguatemi, a abertura do comércio nos feriados e datas comemorativas é uma estratégia que beneficia clientes, funcionários e comerciantes: “Nós atendemos com funcionários nos feriados de 7 e 20 de setembro e para nós foi uma oportunidade excelente de vendas. Como trabalhamos com escala, a equipe se reveza no atendimento e todos são contemplados”, afirma. Segundo ela, a expectativa para o Dia das Crianças é ainda melhor do que os dois primeiros feriados, já que os clientes devem criar o hábito de ir ao shopping para fazer compras.

                    Para atender os clientes com mão de obra dos funcionários, o comerciante deve solicitar a emissão do Certificado ao Sindilojas Caxias. É importante destacar que o estabelecimento comercial que não cumprir o acordado com o sindicato laboral estará sujeito a desembolsar uma multa de R$550,00 por empregado.  De acordo com a CCT, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, de 6 (seis) horas no feriado.

                O Sindilojas alerta sobre a importância de comunicar os clientes sobre o horário de expediente com antecedência. A Assessoria Jurídica da entidade está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.

Créditos: Lisiane Zago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *