Segunda edição da maratona Batera 24h promete agitar músicos no Sesc Caxias do Sul

Evento começa dia 14 de setembro, às 19h, e segue até o dia 15, totalizando 24 horas de música

 

Sesc Caxias do Sul e a Dom1 – Escola de Bateria realizam, pelo segundo ano consecutivo, o maior revezamento de bateria da Serra gaúcha, o Batera 24h. O evento, que consiste em uma maratona de 24 horas ininterruptas tocando bateria, tem início no dia 14 de setembro, às 19h, no Sesc (Rua Moreira César, 2462) até às 19h do dia 15 de setembro. Este ano, o encontro conta com uma novidade: após o encerramento das atividades, às 19h, haverá um workshop com Zé Montenegro, um dos bateristas mais importante do país. Qualquer pessoa pode participar, desde músicos profissionais, amadores, estudantes de música e interessados que desejam experimentar tocar o instrumento.

Para participar, é preciso se inscrever previamente, além da doação de 1kg de alimento não perecível e pagamento de R$ 10, que devem ser entregues no dia do evento. Já para assistir, a entrada é apenas a doação de 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação de alimentos será destinada para o programa Mesa Brasil do Sesc. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209-8250 e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul, ou pelo telefone (54) 3027-1171, da Dom 1 – Escola de Bateria.

A dinâmica do Batera 24h consiste em ter duas baterias dispostas no palco, onde sempre uma deverá estar sendo tocada. É possível que as duas sejam utilizadas simultaneamente durante as trocas de participantes. Para garantir a proposta do evento, durante todo o período um músico baterista profissional estará acompanhando os participantes garantindo que, mesmo uma pessoa que nunca tocou, possa ter alguns momentos com o instrumento enquanto o músico toca na outra. No horário da noite ou madrugada, menores de idade só poderão participar acompanhados por um responsável, maior de 18 anos, com parentesco comprovado.

Com o objetivo de popularizar a bateria e por acreditar no ensino musical como porta de acesso ao pensamento crítico, interação social e transformador, o idealizador do evento, músico Leonardo Bottini dos Reis, busca desmistificar a ideia que o senso comum possui do instrumento. “As pessoas o veem como grande, barulhento e solitário, mas a Dom1 – Escola de Bateria aposta na possibilidade de ensino coletivo de bateria, colocando o estudo do instrumento na condição também de fator socializador e compartilhador de aprendizagem”, afirma Reis.

José Augusto Franz Montenegro, mais conhecido como Zé Montenegro, que conduzirá o workshop após o evento, completou 42 anos de carreira em 2018. Começou seus estudos de bateria aos 8 anos de idade, com seu pai. Estudou ritmos brasileiros, afros, cubanos e jazz, bem como suas fases correspondentes. Passou pela escola de música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e já atuou no cenário musical gaúcho e brasileiro com cantores e instrumentistas nacionais e internacionais. Também é suboficial da Aeronáutica na especialidade de música, onde atua como regente auxiliar, arranjador e baterista da Banda da Base Aérea de Canoas há 28 anos. É professor de bateria há 36 anos e band leader de uma big band, sendo músico regente e arranjador e possui um quarteto, JAZZY, onde faz releituras de jazz, salsas e sambas. O evento tem apoio da Hot Music Instrumentos Musicais, Cláudia Teixeira Fotografias, Baterias D-One e Hamburgueria Jaime Rocha.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Batera 24h – Caxias do Sul
Revezamento de bateristas

Data: 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Informações sobre inscrições pelo telefone (54) 3209-8250 e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *