Sexta-feira pode ter neve e chuva congelada na Serra

No oeste e no sul do Estado, a previsão é de tempo firme, com sol entre nuvens

Após a passagem de uma frente fria, que começou a atingir o Rio Grande do Sul na quarta-feira (8), a previsão é de chuva fraca na Serra, no Litoral Norte, e na Capital, nesta sexta-feira (10). Em Bom JesusCambará do Sul São José dos Ausentes, há possibilidade moderada de neve e chuva congelada na madrugada. A área de instabilidade avançou mais do que o esperado durante a quinta-feira (9), dando mais chance para que o fenômeno aconteça em Santa Catarina.

— Essa mudança no tempo, incluindo a possibilidade de neve, foi causada pela passagem de um ciclone, derivado da frente fria, por uma área de alta pressão e pela umidade que vem do oceano, trazida pelo vento forte — explica o meteorologista da Somar Lucas Cantos.

Conforme registros da Somar, este ano, só foi registrada neve uma vez no Rio Grande do Sul, em 4 de julho, em Pinheiro Machado, na Campanha.

O ciclone extratropical, que atuava na costa, afastou-se em direção ao oceano, mas ainda favorece o tempo instável no Litoral Norte, na Serra e na Capital, onde pancadas leves ocorrem na manhã de sexta-feira. No oeste e no sul do Estado, a previsão é de tempo seco e firme, com sol entre nuvens.  O Centro ainda deve ter algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.

frio ganha mais intensidade, com mínima ainda menor pela manhã.  Na sexta-feira (9), a temperatura mais baixa do Estado deve ser de -1ºC, em São José dos Ausentes. A máxima, de 15ºC, deve ser registrada em São Borja e Uruguaiana, na Fronteira.

Na manhã de quinta-feira, todo o Estado registrou chuva fraca. Nas cidades da metade Oeste, os acumulados não passaram de 0,5mm. O frio predominou em todo o Rio Grande do Sul. A mínima foi de 2,7ºC em São José dos Ausentes. A máxima, até o meio-dia, foi de 17,8ºC em Torres. O destaque da quinta-feira foi o vento acima de 50km/h que atingiu CanelaTramandaí, Vacaria, Quaraí Caçapava do Sul.

Em Porto Alegre, o dia começou com pancadas leves e tempo nublado. Os termômetros variaram entre 9,7ºC e 15,5ºC até o final da manhã, sem tendência de aumento. Na sexta, que também será de chuva fraca, a temperatura fica entre 8ºC e 12ºC.

Fim de semana com tempo firme

O fim de semana deve ser de céu limpo e tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, em razão do avanço da área de alta pressão atmosférica.  No sábado (11), há risco de chuva apenas no Litoral, com pancadas fracas nas primeiras horas do dia. No Noroeste e na Serra, pode haver geada no sábado. Já no domingo (12), as temperaturas começam a aumentar.

 Confira a previsão do tempo para algumas cidades: 

 Capital: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 8°C e máxima de 12°C

Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 13°C

Caxias do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 4°C e máxima de 9°C

Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 4°C e máxima de 11°C

Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 3°C e máxima de 13°C

Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 4°C e máxima de 10°C

Uruguaiana: tempo firme e ensolarado. Mínima de 3°C e máxima de 15°C

Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 5°C e máxima de 10°C

Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 7°C e máxima de 9°C

Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 7°C e máxima de 10°C

Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 7°C e máxima de 10°C

Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 14°C

Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 10°C e máxima de 13°C

Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 4°C e máxima de 10°C

Bagé: tempoaberto e com poucas nuvens. Mínima de 3°C e máxima de 10°C

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *