Hospital Pompéia celebra 105 anos com homenagens nesta sexta

Para celebrar o 105º aniversário de fundação do Hospital Pompéia, uma série de homenagens serão realizadas nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, com o objetivo de integrar a comunidade caxiense, os colaboradores e amigos da instituição. 
A programação do aniversário inicia às 14h15min, no auditório do Pompéia, com o lançamento do livro “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício das Damas de Caridade do Hospital Pompéia”. A obra contém capítulos dedicados as memórias das primeiras Damas, o perfil e a participação das ex-presidentes e a fundação da associação.
Às 15h, ocorre a celebração de uma missa na Capela do Hospital. Previamente programada para acontecer no jardim do Hospital, em função da previsão de tempo instável e frio intenso, o ato religioso agora será realizado na Capela e contará com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, do Pio Sodalício Damas de Caridade, da Pastoral da Saúde, dos membros da diretoria, colaboradores da instituição e da comunidade. Na ocasião, o Coral Stella Alpina fará uma apresentação especial, e após a cerimônia, haverá o tradicional abraço de forma simbólica ao Pompéia.
Para o superintendente-geral do Hospital, Francisco Ferrer, as festividades deste dia serão para valorizar a trajetória do Pompéia. “Nesta data celebramos as melhorias que foram realizadas no Hospital a serviço da comunidade, com os olhos voltados para o futuro. O foco é continuarmos inovando e buscando um aprimoramento contínuo nos serviços prestados, seguindo com os mesmos princípios e o mesmo sentimento das fundadoras do Pio Sodalício, norteados pela solidariedade, empatia e pelo cuidado ao próximo”, destaca Ferrer. 
O capelão do Hospital, Padre Cláudio José Pezzoli, lembra que a instituição surgiu graças à iniciativa de 26 senhoras. Em 1913, o grupo denominado Damas de Caridade depois de angariar fundos para a construção do altar-mor da Igreja Matriz de Santa Tereza direcionaram seus esforços para a criação de um hospital. O Padre destaca que o trabalho dessas mulheres ajudou também a cidade a olhar com mais dignidade para a saúde e para as pessoas de baixa renda.
“Elas formaram um grupo muito fraterno, alimentado pela espiritualidade. A missão delas foi realizar um propósito, iluminado pelas palavras de Deus. Essa conjunta missão foi próspera, e prova disso, que é esse trabalho vigora até os dias hoje”, comenta Pezzoli.
Para encerrar as atividades do aniversário, a diretoria do Hospital terá um espaço na reunião-almoço da CIC, nesta segunda-feira, dia 13, para abordar a construção e a trajetória da instituição.
 
Hospital Pompéia: A instituição sem fins lucrativos atende todas as especialidades, sendo referência para a urgência/emergência e alta complexidade para uma população potencial de 1,2 milhão de pessoas.
Com seus 1.500 colaboradores, o Pompéia figura entre os maiores do estado e os mais modernos do país. Atualmente com 300 leitos disponíveis, fazem parte da sua estrutura um moderno centro cirúrgico com 13 salas e um centro obstétrico com duas salas de parto.  São disponibilizados três UTI’s Adulto e 1 UTI Neonatal.
O Pompéia mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia. 
Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Pompéia possui o título de Acreditado Pleno Nível 2. É certificado também como um Hospital de Ensino pelos ministérios da Saúde e da Educação e mantém um programa de residência médica e uma Escola de Educação Profissional em Saúde própria, referência em Caxias e região.
Desenvolve também projetos que refletem numa atenção diferenciada aos pacientes por meio do Programa de Humanização e do Programa de Ensino e Desenvolvimento, responsável por promover cursos e treinamentos para os funcionários. 
 
Programação alusiva à comemoração de aniversário
dos 105 anos do Hospital Pompéia
10 de agosto
– Lançamento do livro: “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício das Damas de Caridade do Hospital Pompéia”
Horário: 14h15min
Local: Auditório do 9º andar do HP
– Missa campal e Abraço Simbólico
Horário: 15h
Local: Jardim do HP
*Em caso de chuva, a cerimônia será trasnferida para a Capela do Hospital. 
                        
 13 de agosto
 – Janela na reunião-almoço da CIC
 Horário: 11h30min
 Local: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *