Produtores e artistas discutem o futuro do CAXIAS EM CENA

O Caxias em Cena completa, em 2018, vinte anos de existência. Surgiu como uma extensão do Porto Alegre em Cena no interior do Estado. Já na sua segunda edição a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, percebe a sua importância para impulsionar as artes cênicas no município e garante investimento para a sua continuidade. Aos poucos o Festival vai se alicerçando, primeiramente com recursos do município e depois recorrendo ao financiamento de Leis de Incentivo e de convênios, sempre procurando atender as exigências legais e burocráticas que a cada nova edição se impunham.

 

O Festival caminhava para a sua consolidação, tornando-se um festival robusto e qualificado, integrando o calendário anual da cidade. Espetáculos de teatro, dança, música, circo, performances inscreviam-se  em maior quantidade a cada ano que passava, motivados pelo bom conceito que o Festival foi adquirindo. Profissionais de reconhecimento nacional e internacional  vinham compartilhar seus conhecimentos e experiências, contribuindo para a formação e qualificação dos artistas locais, estudantes e apreciadores das artes.   A quantidade de frequentadores crescia a cada nova edição — tanto no número de espectadores, quanto na sua qualificação — revelando a acertada política de formação de plateia. O Festival atendia públicos diversificados, expandindo-se para bairros e distritos, praças, fábricas e escolas. —

 

Porém, nos últimos três anos, o Festival vem definhando, sofrendo sérios cortes nos recursos e não tendo, por parte dos gestores públicos, o devido reconhecimento da sua relevância para a cultura de Caxias do Sul.

 

 

Preocupados com a perda de importantes ações e políticas públicas na área da cultura, a classe artística, produtores culturais e público, resolvem realizar encontros para pensar a retomada do crescimento e aperfeiçoamento do Caxias em Cena, bem como, articular ações agregadoras em prol do desenvolvimento da economia da cultura.

 

“Salvaguardar a nossa cultura é dever do estado e de cada cidadão”.

 

 

 

Caxias em Cena – Compondo o Festival que queremos

 

Artistas e produtores culturais propõem momentos de reflexão e reavaliação do  Caxias em Cena. Que Festival queremos? Que formato de Festival é mais adequado? Que tipo de gestão é possível ou desejável? Como viabilizar a sua execução e aperfeiçoamento? Estas e outras questões poderão ser debatidas nos encontros programados para os dias que antecedem e durante o 20º Caxias em Cena.

 

Ações propostas:

Palestras de convidados, debates, conversas, proposições, manifestações públicas.

 

 

 

Programação dos encontros:

 

Dia 04/08/2018

Palestra, debates e proposições.

 

Local: Teatro do SESC

Hora: 14h (até 17h)

 

Palestrante: Alexandre Vargas – Ator, diretor e produtor cultural. Criador do Festival Internacional  de Teatro de Rua de Porto Alegre.

 

 

Dia 11/08/2018

Coonversas e elaboração de propostas.

 

Local: Centro de Cultura Ordovás

Hora: 14h

 

 

Dia 25/08/2018

Divulgação das propostas.

 

Local: Centro de Cultura Ordovás – Zarabatana

Hora: 22h

publicidade:

Ecco Grão – Comércio de Grãos

Posted by Sabe Caxias on Wednesday, July 25, 2018

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *