Reomar Slaviero é Cidadão Emérito

Titulo concedido pela Câmara de Vereadores reconhece a capacitação profissional e forte atuação comunitária do empresário

Em sessão solene no dia 26 de julho, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o empresário Reomar Angelo Slaviero recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul. De autoria dos vereadores do PTB, Flávio Cassina e Adiló Didomênico, o  Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 11/2018,sugerindo a homenagem, foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares caxienses. Instituído por meio da Lei N° 1.256, assinada pelo então prefeito municipal Armando A. Biazus, em 02 de maio de 1963, o Título de Cidadão Emérito é uma homenagem conferida aos caxienses que tenham, de qualquer forma, prestado relevantes serviços à comunidade do município. Sob um clima de muita emoção, a solenidade contou com a presença de autoridades, familiares, empresários, funcionários e amigos de Slaviero.

Flávio Cassina, proponente da homenagem

Proponente da homenagem, o vereador Flávio Cassina destacou a forte atuação de Reomar Slaviero junto à sociedade caxiense. Conforme o parlamentar, o empresário é um verdadeiro exemplo de vida e trabalho em nosso meio e, portanto, faz por merecer da honraria concedida pela Câmara de Vereadores. Cassina enfatizou a presença marcante de Reomar na Embratel, na Festa da Uva e atualmente no SIMECS, com destacado trabalho como presidente da entidade. “A nossa cidade, com essa homenagem, vem reconhecer publicamente, o trabalho que o agora, Cidadão Emérito Reomar Slaviero, tem prestado para a nossa comunidade e a nossa gente. Estamos com a sensação de que foi feito justiça, não no conceito etimológico da  palavra, mas sim, no sentindo do reconhecimento público a este homem empreendedor, líder empresarial e empresário”, concluiu.

O agradecimento emocionado de Reomar

“Confesso a vocês que nunca imaginei receber tal honraria e se é que eu seja merecedor dela. Caxias do Sul é o lugar onde eu nasci, onde nasceram minhas filhas e onde fixei raiz. Caxias é portanto, minha âncora, meu lar. Nasci na terra que se desenvolveu em torno do trabalho, do empreendedorismo e da fé das pessoas. Terra da coragem de milhares de cidadãos, que a cada dia transformam a cidade numa grande e reconhecida metrópole. Com muita simplicidade hoje eu me sinto um destes cidadãos eméritos de todos os dias”. Estas foram as palavras de agradecimento de Reomar Slaviero ao fazer o seu pronunciamento no plenário da Câmara de Vereadores. Sob um clima de profunda emoção, Slaviero também destacou sua trajetória profissional e pessoal, recordando a origem humilde e perseverante em busca dos seus ideais.

Perfil empreendedor e comunitário

 

Filho de um torneiro mecânico e de uma dona de casa, Reomar nasceu em 10 de setembro de 1952, em Caxias do Sul. Formou-se no curso Tecnólogo em Automatização Industrial pela UCS e é pós-graduado em Marketing pela FGV. Na década de 1970, fez curso de manutenção de aeronaves na Escola Técnica Profissionalizante da Varig e ingressou no mercado de trabalho. Trabalhou na Embratel como técnico de telecomunicações, quando participou da implantação da Rede Nacional de Telex. Na década de 1980, Reomar acompanhou a implantação da Rede Nacional de Comunicação de Dados. Em 1986, assumiu a gerência regional da Embratel no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até 1998. Na empresa, participou fortemente da inclusão de Caxias do Sul na rede digital nacional com a implantação de fibra ótica e rádio de transmissão digital para telefonia, comunicação de dados e televisão. O município foi o primeiro do Interior a contar com esse serviço. Após deixar a Embratel, ingressou na Imatron Metalúrgica e Eletrônica, assumindo o cargo de diretor de Desenvolvimento e Marketing. Com visão empreendedora, Reomar preside, atualmente, o SIMECS. Na mesma entidade, foi vice-presidente entre 2010 a 2016 e membro da Câmara Setorial Eletroeletrônica de 2004 a 2009. Na CIC, foi vice-presidente de Indústria nas gestões 2012/2013 e 2014/2015, e membro do Conselho Deliberativo em 2008 e 2009. Ele também teve forte atuação comunitária: foi vice-presidente de Hospitalidade e Vida Social da Festa da Uva e presidente do evento em 2008. Presidiu o Rotary Club caxiense, em 2005 e 2006, e é membro do Conselho Deliberativo da SER Caxias.

————————————————————

  • Fonte: Assessoria de Comunicação SIMECS
  • Fotos: Luiz Erbes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *