Em busca da qualidade de vida? Comece pela alimentação – Professora do Senac Caxias do Sul, Thailise Azeredo da Fonseca, dá dicas de como manter uma alimentação saudável

Em tempos de estresse e correria, muitas vezes procuramos uma fórmula mágica para ter maior qualidade de vida. O fato é que com o ritmo acelerado que vivemos, esta fórmula não existe. “Porém, pensar em si mesmo e permitir que sua alimentação seja adequada contribui e muito para todas as atividades do dia e para a tão almejada sensação de bem estar”, destaca a docente do Senac Caxias do Sul,  Thailise Azeredo da Fonseca. A docente dá dicas de como melhorar nossa performance diária com uma alimentação saudável:

1) Capriche no café da manhã – A primeira refeição do dia deve ser a mais completa em nutrientes. Aposte em pães integrais, laticínios e pelo menos uma porção de fruta. Além disso, aposte no café preto, a bebida ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na capacidade de raciocínio. A maior parte das pessoas não sente fome ao acordar, mas vale a pena um esforço inicial para ‘ensinar’ ao corpo a importância da absorção dos nutrientes logo cedo.

2) Cuidado com as quantidades no almoço – Você já percebeu que sentimos muito sono quando comemos demais? Isto acontece porque o nosso fluxo sanguíneo se concentra nos órgãos digestivos quando comemos, e quando a quantidade de comida é maior que o adequado, acabamos por nos sentir mais indispostos, afinal o esforço do nosso corpo aumenta. Se você tem um compromisso importante logo após o almoço evite comer alimentos com altas taxas de glicose (massa, arroz, batatas). Dê preferência para quantidade menores de alimentos integrais e proteínas e capriche na salada. Verduras cruas e refogadas nos fornecem a energia adequada para as atividades da tarde.

3) Procure jantar cedo e evite as gorduras a noite – A noite o nosso gasto de energia é menor, logo o consumo deve ser diminuído também. Opte por alimentos mais leves e tente se manter longe das frituras. Além disso, quanto antes você jantar, maiores as chances de gastar o consumo extra e evitar que toda esta energia de sobra vire gordura.

5) Evite consumir chá ou café logo após o almoço – As duas bebidas podem inibir o organismo de absorver nutrientes importantes como ferro e cálcio provenientes dos alimentos recém ingeridos. Se você precisa de um estímulo para iniciar a rotina da tarde, opte por esperar pelo menos 30 minutos até ingerir essas bebidas.

6) Vitamina C melhora a performance do metabolismo – Esta vitamina auxilia o corpo a absorver o ferro, estimula as células de imunidade, auxilia na cicatrização e até na prevenção de acidente vascular cerebral. As maiores fontes de consumo desta vitamina são as frutas cítricas, entre elas laranja, limão, morango e acerola.

6) Coma de três a cinco porções de frutas por dia – As frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais e uma das melhores formas de repor os nutrientes perdidos no dia a dia. Aposte nas frutas nos intervalos das refeições principais e procure variar, uma vez que os nutrientes diferem de uma fruta para outra.

7) Evite alimentos com muita manteiga ou gordura saturada – Alimentos como chantilly, massa folhada e creme de leite consumidos em excesso, podem a longo prazo provocar o aumento do colesterol ruim no sangue.

8) Invista nas oleaginosas – Por mais que sejam caras, as castanhas e as demais oleaginosas são ricas em ômega 3, que auxilia no combate ao envelhecimento, além de ser mais um aliado no aumento da imunidade. Um punhado que caiba no centro da sua mão é suficiente para o consumo diário.

9) Prefira os alimentos preparados em casa – Os alimentos industrializados contém muitos conservantes a base de sódio, o que também prejudica a saúde a longo prazo. Esta dica também vale para os temperos prontos, evite-os ao máximo.

A professora Thailise faz um alerta: “se você sentir que sua alimentação precisa de ajuda profissional, procure um nutricionista ou um médico especializado no assunto. Evite fazer dietas malucas e sem acompanhamento elas mais prejudicam do que ajudam”, destaca. “Cuide-se, seu corpo é o melhor aliado da sua mente nas longas e duras jornadas diárias, não é preciso fazer milagre, apenas dedicar um pouco de carinho para a sua alimentação”, finaliza a docente.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e  23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.

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Posted by Sabe Caxias on Friday, July 13, 2018

 

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