Festa em comemoração ao aniversário de Caxias do Sul reúne mais de 2 mil pessoas no Desvio Rizzo

Evento da prefeitura fez parte da programação do mês que celebra os 128 anos do município

A tarde de sol deste sábado (09/06) foi um convite para os moradores prestigiarem o evento em comemoração aos 128 anos de Caxias do Sul, organizado pela Prefeitura Municipal. Além desse presente, quem passou pelo Parque da Lagoa do bairro Desvio Rizzo também desfrutou de diversas atividades e serviços públicos gratuitos. 

Um dos espaços mais procurados foi o da Faculdade Anhanguera, que realizou medição da pressão arterial e teste de glicose. Sirlei Cardoso foi uma das pacientes examinadas. “O resultado mostrou que eu tenho mais tendência para pressão baixa e, por isso, me repassaram muitas orientações de hábitos saudáveis. Tô achando maravilhosa essa atividade, que contempla dicas de saúde e qualidade de vida”, completa.

Durante a tarde, também foram oferecidas ações de educação ambiental; projeto Plantar e Colher da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), em que os servidores ensinam o plantio e o manejo das sementes e os moradores podem levar as mudas para casa; aulas de dança; jogos esportivos; Ônibus Brincalhão; adoção de cães do Canil Municipal na campanha “Adote por Amor”; e as crianças puderam conhecer o caminhão do quartel dos Bombeiros. “Nós adotamos o Romeu. Meu filho se apaixonou pelo cachorro e não conseguimos resistir”, contou Carla Cristina De Pauli. O filho de Carla, Derick, de seis anos, ficou feliz com o presente e com a tarde diferente. “Eu ganhei um cachorrinho e também já brinquei, já fui no pula pula e joguei bola. Foi muito divertido”, descreveu. No total, quatro cachorros foram adotados no evento.

Outra atividade que mesclou esporte e natureza foi o Caxias Navegar, que ofereceu aulas de canoagem e remo de graça para a comunidade na lagoa. Dona Aloir Cavagnolli veio no evento justamente para isso. “Eu já pratiquei canoagem e, quando fiquei sabendo que ia ter no meu bairro, me organizei pra vir. Sempre venho no Parque da Lagoa do Rizzo e nunca imaginei que pudesse praticar esse esporte aqui. Foi muito especial”, relatou.

Ainda na comemoração, 750 kits de lanche foram distribuídos para as famílias, além de mais de 10 quilos de pipoca, 400 litros de água do Samae e erva-mate e água quente para o chimarrão. No gramado ao redor da lagoa, muitos moradores aproveitaram a tarde para apreciar a paisagem e curtir um bom mate com amigos e familiares. Foi o caso da assistente social Mirlene Zucco, que veio do bairro São Ciro para participar. “Temos uma amiga no Desvio Rizzo que nos convidou para esta tarde e está sendo muito agradável. Meu filho já foi na canoagem e se divertiu bastante. O evento está bem organizado. Estão de parabéns!”, contou.

Mais de 2 mil pessoas participaram da tarde de atividades. O evento foi uma realização da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul, com o apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma); do Esporte e Lazer (Smel); da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) com a Guarda Municipal; Obras e Serviços Públicos (Smosp), por meio da subprefeitura do Desvio Rizzo; da Cultura (SMC); e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); além da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O  evento também contou com o apoio das empresas e entidades Orquídea Alimentos, Doce Folia, Doces Florestal, Erva-Mate Jacutinga, Faculdade Anhanguera, Top Estética Bucal, Progás e 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul.

Outras festividades de celebração do aniversário de Caxias do Sul estão programadas ao longo do mês. No dia 20 de junho, dia do aniversário, haverá distribuição de bolo em frente ao Centro Administrativo, a partir das 17 horas. Já no dia 23 é a vez da Zona Leste receber o evento de comemoração com atividades na praça do bairro Cruzeiro. Essa série de ações comemorativas busca descentralizar o aniversário da cidade e envolver um número maior de pessoas.

Fotos: Adriano Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *