Novas instalações do StartUCS serão inauguradas na quinta, dia 17

Ambiente de inovação passa a ocupar todo o térreo do Bloco 59, com salas para empresas residentes e estações de coworking. Espaço também será sede administrativa do TecnoUCS


Em uma área total de 915 metros quadrados, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS e o programa de geração de negócios inovadores StartUCS ganham novas instalações no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul. Nesta quinta, dia 17, será inaugurada a reforma do Bloco 59, onde todo espaço térreo passa a ser referência dos ambientes de inovação da UCS. A solenidade inaugural, a partir das 17h e assinala uma das primeiras grandes ações da segunda gestão do reitor Evaldo Kuiava à frente da Universidade (iniciada em 2 de maio), que tem o incentivo ao empreendedorismo e à inovação como uma das diretrizes.


Além de instalações administrativas do TecnoUCS, o local contará com salas personalizáveis para empresas e outras organizações que desenvolverem projetos em cooperação com o parque – a partir da abertura, já serão oito os empreendimentos residentes, todos originados do StartUCS, o que lhes permite utilizar o endereço no registro de CNPJ. Além disso, o espaço contará com estações de coworking com capacidade para 40 pessoas. A decoração, com uso de cores, design e mobília característicos dos ambientes inovadores, a ergonomia e um espaço de descompressão visam a um maior estímulo à interação das pessoas e à criatividade.


Coworking – A área de coworking traz um diferencial: estará aberta para empreendedores de fora da comunidade acadêmica. Conforme explica o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli, do qual o StartUCS faz parte, a preferência de utilização continuará sendo de empreendimentos que passarem pelo programa. Contudo, caso haja interessados sem vínculo com a UCS, o ingresso poderá se viabilizar mediante processo seletivo. O critério central será o mesmo que define o perfil de participação de um projeto no StartUCS: o negócio deve ser voltado à inovação e de base tecnológica. A iniciativa está alinhada à proposição do parque científico-tecnológico de atuar para a ampliação e modernização da matriz econômica regional.


Aceleradora de Negócios – Em sua quarta edição, o StartUCS teve as atividades da nova turma iniciadas em abril. Ao longo de 20 encontros, os participantes recebem orientação de especialistas para validação de modelos de negócios, em interação direta com o mercado – o que caracteriza a etapa de pré-aceleração de um empreendimento. Para a seguinte, o TecnoUCS está fechando um acordo com um grupo de investidores para que o programa passe a contar com uma aceleradora de negócios própria. Dessa forma, startups identificadas como tendo potencial de crescimento poderão ter receber injeção de recursos desde a sua inserção no StartUCS.


UCS Empresa Júnior – O conjunto empreendedor do Bloco 59 também continuará sendo sede do programa UCS Empresa Júnior, iniciativa pela qual empreendimentos criados por estudantes de graduação prestam serviços como consultoria, pesquisa e resolução de problemas para pequenas e médias empresas. Na parte superior do prédio continuará funcionando o Restaurante Universitário.

publicidade

Encadernadora Schinatto

Posted by Sabe Caxias on Friday, April 13, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *