Casa da Cultura e Biblioteca Parque recebem duas exposições nesta semana

Vernissages integram programação da Semana de Arte e Cultura, que ocorre entre 1º e 06 de maio

Dois vernissages nesta sexta-feira (04/05) marcam a abertura de exposições que destacam o teatro local e o trabalho de três importantes pintores que desenvolveram fortes laços com o Rio Grande do Sul. As mostras ficarão na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, e na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea. Ambas têm entrada gratuita.

“Técnica e Expressão” é o nome da exposição que reúne 21 obras produzidas em distintos momentos dos séculos XIX e XX pelos artistas Iberê Camargo, Ado Malagoli e Pedro Weingärtner. A mostra abre às 19h30, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. Pertencentes à pinacoteca dos colecionadores José Antônio e Hieldis Martins, algumas das obras já foram vistas em exposições organizadas por museus, instituições e Bienal nacionais, mas nunca com esta proporção.

Para o diretor da Galeria de Arte Gerd Bornheim, Gilmar Marcílio, a reunião de obras representa uma rara oportunidade para que o público tenha contato com o que de melhor se produziu no Rio Grande do Sul em termos de arte. “Três mundos, múltiplos traços, universos que traduzem o belo e o trágico. Um momento único para testemunhar a sensibilidade em sua plenitude”, opina.

Já a exposição “Teatro em Caxias: trajetória em cena” abre às 20h, na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea. Promovida pela Unidade de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), a mostra tem o objetivo de apresentar para a comunidade a trajetória do movimento teatral em Caxias do Sul. A assessoria é da historiadora Fabiana Zanandrea, com pesquisa em documentos e fotos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, da Biblioteca Pública Dr. Demétrio Niederauer e depoimentos orais de artistas locais.

Para a coordenadora da Unidade de Teatro, Maysa Stedile, promover o resgate histórico do teatro na cidade faz perpetuar a importância desta manifestação artística no cotidiano. “O objetivo é reconhecer a contribuição que a arte proporciona na construção de uma cidade. Para facilitar o acesso da população ao trabalho dos grupos de teatro, também vamos apresentar o mapeamento que realizamos e que estará disponível para acesso de qualquer cidadão”, destaca.

A mostra “Teatro em Caxias: trajetória em cena” poderá ser conferida até 30 de maio na Biblioteca Parque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Já o conjunto exposto na Casa da Cultura sob o tema “Técnica e Expressão” poderá ser conferido até 02 junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. As mostras integram a programação da primeira Semana de Arte e Cultura de Caxias do Sul, que ocorre de 1º a 06 de maio em diversos locais da cidade.

 

publicidade

 

Motivida Fitness Space

Posted by Sabe Caxias on Thursday, April 19, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *