Juventude intensifica cuidado com a nutrição dos atletas

O bom desempenho de um atleta de alto rendimento está profundamente associado à nutrição, preparação física e ao seu estado de saúde. Levando em consideração esses fatores, a Comissão Técnica, juntamente com o Departamento de Futebol do Juventude, intensificou, nos últimos dias, o controle da alimentação dos atletas.

 

Com o acompanhamento direto da nutricionista do clube Juliana Veber, foram programadas refeições como café da manhã e lanche no clube, além de almoço para os dias com treino nos dois turnos. Tudo isso com o objetivo de fornecer os nutrientes necessários para o bom desempenho nos treinos e a recuperação dos atletas.

 

“O futebol é um exercício de grande intensidade, o que acaba gerando um gasto energético muito elevado. Para que os atletas apresentem um desempenho satisfatório, é importante manter uma dieta adequada com a quantidade de nutrientes para prover a energia necessária. Por isso, buscamos oferecer refeições completas no clube, principalmente ricas em carboidratos, pois o consumo apropriado deste macronutriente na dieta do jogador de futebol é fundamental para otimização de estoques iniciais de glicogênio (reserva energética) muscular, manutenção dos níveis adequados de glicose sanguínea durante o exercício e a adequada reposição de glicogênio na fase de recuperação. A suplementação de forma individualizada também é uma estratégia utilizada no pré e pós-treino para complementar a necessidade calórica, algo que melhora os resultados e diminui o risco de lesões. Com as avaliações antropométricas realizadas, temos a composição corporal do atleta, o que nos fornece dados necessários para as orientações e condutas nutricionais individuais” comenta Juliana, especialista na nutrição esportiva e que, além desta ação especial na semana que antecede a estreia na Série B, atua diariamente na recomendação e no acompanhamento da alimentação e suplementação individual e coletiva dos atletas.

 

Pensando em extrair o melhor de cada jogador, o Esporte Clube Juventude vem buscando intensificar o processo de profissionalização de todos os setores do clube e, dentro do Departamento de Preparação Física, é fundamental que ocorra o trabalho conjunto de Juliana com os demais integrantes como auxiliares, preparadores e fisioterapeutas.

 

PUBLICIDADE:

 

Farmácia Economize Abril 2018

Posted by Sabe Caxias on Friday, April 6, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *