Clínica de reabilitação abre as portas em Caxias do Sul

Crédito: Ângela Fernandes

Casa Clara mudou para Vila Mens Sana, em nova sede e com estrutura moderna, para atender pacientes

 

Remodelado, o Centro Terapêutico Casa Clara, mudou de sede e de nome, para atender os pacientes a partir desta segunda-feira. Com um novo conceito para recuperação dos dependentes químicos, a Vila Mens Sana, tem capacidade para atender 34 pacientes.

Ao contrário dos métodos utilizados nos hospitais psiquiátricos ou nas Fazendas Terapêuticas, que surgiram nos Estados Unidos, e começaram a ganhar força no Brasil, em 2010, a instituição investiu na construção de uma unidade residencial, para criar um ambiente familiar, e tentar fazer com que os pacientes realmente se sintam em casa.

A entidade usa o método Minnesota, que consiste em 12 passos para recuperar dos dependentes químicos. Assim, além de tratar apenas a doença, a equipe também busca reeducar hábitos de vida dos pacientes. Também procuram despertar e trabalhar a espiritualidade para que residentes lidem de melhor maneira perante os vícios.  A proposta da Vila Mens Sana é trabalhar dinâmicas de grupo, orientação terapêutica, palestras e trabalhos didáticos para que o paciente passe a se conhecer e consiga enfrentar a dependência, sem se render a ela.

Sob o comando do médico psiquiatra responsável, Celso Cattaneo, a clínica conta com orientadores, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e enfermagem altamente qualificados. A ideia é que a equipe atue em conjunto com os familiares para recuperação dos pacientes.

A clínica conta com enfermaria 24h, consultórios terapêuticos, auditório, sala de estudos e área de convivência, equipada com lareira e demais ambientes com calefação. Além disso, investiu em espaços de lazer como piscina, sauna, campo de futebol, academia, quadra de basquete, área arborizada e quiosque.

PUBLICIDADE:

Posted by Sabe Caxias on Tuesday, August 15, 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *