Embraer e Boeing negociam criação de empresa

A aliança começou a ser discutida depois que a as rivais Airbus, da Europa, e Bombardier, do Canadá, acertaram uma parceria

Embraer e Boeing estão negociando a criação de uma terceira empresa na tentativa de contornarem as objeções do governo federal em torno de uma eventual aquisição da companhia brasileira, afirmou uma fonte do governo nesta sexta-feira. As empresas tornaram público em dezembro que estavam discutindo uma aliança depois que a as rivais Airbus, da Europa, e Bombardier, do Canadá, acertaram uma parceria em torno dos jatos regionais CSeries, do grupo canadense.O governo brasileiro detém uma golden share na Embraer, mecanismo que dá poder de veto em decisões estratégicas da fabricante brasileira, como uma eventual aquisição da companhia. “O acordo caminha na direção da criação de uma terceira empresa”, disse a fonte.

Procurados, representantes da Embraer não puderam se manifestar de imediato. A Boeing não comentou o assunto.

As ações da Embraer exibiam alta de 4% às 12h46, depois de atingir cerca de 9%. O Ibovespa mostrava variação negativa de 1,5%.

Mais cedo, a jornalista Miriam Leitão, do grupo Globo, publicou em seu blog que a Embraer teria aceitado uma segunda proposta da Boeing para o modelo de parceria entre as companhias, que consiste em criação de uma empresa que será encarregada da operação comercial da fabricante de aviões. A parte militar do negócio ficará de fora da parceria e continuará sob o comando exclusivo do governo brasileiro, afirmou a jornalista.

Versão da empresa

Por meio de um comunicado ao mercado, divulgado nesta sexta, a Embraer negou que tenha aceitado ou até mesmo recebido uma proposta da Boeing. A companhia disse que as empresas aéreas vêm mantendo conversas, conforme já havia divulgado anteriormente, mas que não há nenhuma certeza sobre esse processo. “A Embraer reitera que não há garantia de que a referida combinação de negócios venha a se concretizar”, diz trecho do texto.

publicidade:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *