Projeto Bebidas Premium impulsiona micro e pequenas empresas gaúchas

Em um ano, o aumento médio de faturamento das participantes chegou a 40%. Iniciativa tem vagas abertas para 2018

 

O Rio Grande do Sul conseguiu ser reconhecido pelas cervejas artesanais e também pelas cachaças, além dos já tradicionais vinhos e espumantes. Essas bebidas, ao lado dos sucos orgânicos, ganharam um projeto especial em 2017. O Bebidas Premium abriu espaço para a qualificação de empreendedores de todo o Estado e acumulou resultados em imagem e vendas. O projeto do Sebrae/RS com duração de um ano e meio iniciou em abril de 2017 e segue até dezembro de 2018. Empresas interessadas na iniciativa podem entrar em contato pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.

O gestor do projeto pelo Sebrae/RS na Serra Gaúcha, Gustavo Angelo Rech, conta que ao longo do ano passado as empresas participaram de uma série de atividades, como diagnósticos, treinamentos e consultorias em áreas como finanças, vendas e marketing. Também estiveram presentes em visitas técnicas e feiras internacionais, como a NRA, em Chicago, um dos maiores eventos mundiais do segmento.

O resultado impressiona. Em um ano, esses empreendimentos alavancaram suas vendas em 40%, em média. Também registraram um aumento de 65% no número de contatos e potenciais clientes. Outro benefício foi o fortalecimento das parcerias e abertura de novos mercados, com distribuidores em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao longo desse período surgiram novas oportunidades e produtos e com uma visão melhor do negócio, as empresas conseguiram equilibrar suas finanças e melhorar a qualidade de gestão.

A vitrine da Love Sucos

A maturidade foi uma conquista destacada por empreendedores como Juliana Senderowicz Anspach, sócia da Love Sucos. A empresa, criada há 4 anos, ganhou um impulso de visibilidade significativo em 2017, que acabou lhe rendendo o convite para participar do projeto Descubra, uma iniciativa do Shopping Iguatemi voltada para empresas locais. “Ficamos com um quiosque de outubro e janeiro e descobrimos muito sobre o nosso cliente nesse período. Reforçamos, por exemplo, a importância do nicho de mães e crianças para os sucos saudáveis e percebemos o espaço para os sucos verdes, tanto que passamos de uma para três variedades”, descreve.

Para Juliana, o apoio do Sebrae/RS foi fundamental durante a exposição da marca em um dos principais centros comerciais da capital gaúcha. “Recebemos apoio desde a parte financeira e de precificação até a melhor exposição dos produtos nos quiosques para despertar mais atenção dos clientes”, recorda. Após essa experiência, a empresária percebeu que o grande diferencial está no relacionamento com seu público e na personalização. “Agora vamos fortalecer nossa presença em eventos e também com parcerias estratégicas”, revela. A mais recente é com uma empresa especializada em merendas e lanches para crianças, que terá a Love Sucos como fornecedora exclusiva da bebida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *