10ª Festa de Abertura da Colheita ocorre neste domingo

Evento acontece na comunidade São Luiz da 9ª Légua, em Caxias do Sul

A 10ª Festa de Abertura da Colheita ocorre neste domingo (28/01). Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e pelo Sindicato Rural, a comemoração conta com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

Nesta edição, a festa ocorrerá em São Luiz da 9ª Légua, no interior do município. A programação inicia às 10h, com missa na paróquia da comunidade. Já a solenidade inicia às 11h30 e contará com a presença da titular da Smapa, Camila Sandri Sirena, acompanhada pelo prefeito Daniel Guerra e outras autoridades, que farão a tradicional colheita simbólica da uva na propriedade de Deoclécio Scopel, produtor há mais de 40 anos em Caxias do Sul. Logo após, haverá um almoço festivo

Os ingressos para 10ª Festa de Abertura da Colheita custam R$ 40 (adulto) e R$ 20 (criança) e podem ser adquiridos nos sindicatos. Já as reservas podem ser feitas pelos telefones (54) 9 9996.6944, (54) 3223.7676 e (54) 3221.4855.

Reconhecimento

Rudimar Menegotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, reforça a importância da participação da comunidade no evento. “Caxias do Sul é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, com destaque para uva, maçã, ameixa e pêssego. Por isso, é muito importante que, tanto o trabalhador rural quanto o urbano, participem desta celebração como um agradecimento ao trabalho realizado todos os anos. Precisamos valorizar o agricultor caxiense”, ressalta.

Valter Gaiardo, produtor de uva na Linha 40, interior de Caxias do Sul, participou de quase todas as edições da festa. “Eu acredito que a abertura da colheita é muito importante para incentivar os agricultores a continuarem produzindo. Tenho certeza de que a festa será muito boa para lembrarmos a importância que o cultivo desses frutos têm para a formação da nossa cidade”, disse. Valter atua no ramo desde 1950 e estima que a colheita chegue a 115 mil quilos de uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *