Filó típico italiano é uma das principais atrações da 13ª La Prima Vendemmia em Nova Roma do Sul

Foto arquivo último evento: Juliane Tonin

Celebração da antiga tradição italiana resgata aspectos culturais com gastronomia típica, música com o grupo Girotondo e show humorístico com Iotti

No próximo fim de semana, dias 26, 27 e 28, a comunidade de Nova Roma do Sul estará voltada para a 13ª La Prima Vendemmia, a festa que celebra a colheita das primeiras uvas. O evento será realizado no Centro de Esporte e Lazer do município e oferecerá uma experiência única para os visitantes que querem vivenciar as raízes da cultura local, com muita música, diversão, gastronomia típica e passeios pelos cartões-postais da região dos Vales da Serra.

No anoitecer de sábado, dia 27, ocorrerá o filó típico, um dos momentos mais carregados de significado da programação. O filó é uma antiga tradição trazida pelos imigrantes e que resgata o legado gastronômico e cultural italiano, reunindo turistas e comunidade ao redor de mesas. Cantoria, dança e show humorístico também fazem parte desta festa, que promete reunir mais de mil pessoas em uma celebração marcada pela alegria e emoção.

O filó é um momento especial em que a comunidade e os visitantes da festa celebram juntos a saga dos imigrantes italianos, como forma de valorizar o trabalho, a fé e a persistência daquela gente que chegou em uma terra desconhecida em busca da ‘cuccagna’”, destaca o presidente da 13ª La Prima Vendemmia e secretário de Turismo e Planejamento de Nova Roma do Sul, Tiago Pasa.

Os turistas, ao chegarem, logo serão envolvidos pela magia do filó, através de uma encenação feita por 150 pessoas, entre moradores de Nova Roma do Sul e alunos das oficinas do grupo teatral Art’manhas. Com roteiro e direção de Julinéia Fochessato, a apresentação cênica irá retratar os hábitos locais, sob o ponto de vista de uma criança que vai passar as férias na casa do avô, em Nova Roma do Sul.

A encenação irá trazer o olhar curioso de uma criança sobre a origem dos costumes da gente de Nova Roma do Sul. Ao questionar o seu nonno, o menino acaba embarcando em uma viagem no tempo e, através da imaginação, revive a epopeia dos imigrantes que cruzaram o oceano para chegar até aqui”, contextualiza Julinéia, atriz e diretora da Art’manhas Cia Teatral.

Após a entrada cênica, o filó segue com a apresentação cheia de graça do humorista Iotti e seu personagem Radicci, prevista para as 21h, e com o espetáculo do grupo musical Girotondo, com um repertório folclórico italiano que promete não deixar ninguém parado.

A La Prima Vendemmia é uma realização da Prefeitura de Nova Roma do Sul, com o apoio da AEU Nova Roma do Sul, da Emater/RS, e com o patrocínio de Pincéis Roma, Santa Clara e Sicredi.

publicidade:

Serviço

O filó acontece no dia 27, sábado, com início às 20h, no Centro de Esporte e Lazer de Nova Roma do Sul. Haverá uma praça de alimentação que vai contar com oito espaços gastronômicos e três bares, onde o visitante vai encontrar cardápios temáticos, com saborosos pratos com o sabor da festa: a uva e o vinho. Cucas, pastéis, massas e pizzas com os dois ingredientes poderão ser apreciados pelos turistas.

A entrada na 13ª La Prima Vendemmia é gratuita, inclusive para os shows e apresentações artísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *