Grupo da UCS conquista patente de dispositivo aplicável a aeronaves do Aerodesign

Equipe Aerosul no 19º SAE Brasil AeroDesign, em 2017 2.Trabalho apresentado pela equipe na competição de 2017 Foto: Acervo Aerosul

Equipe Aerosul reúne estudantes de Engenharia e Design no desenvolvimento e construção de veículos aéreos não tripulados para transporte de cargas


O mês de novembro marcou uma nova conquista para a equipe Aerosul Aerodesign, da Universidade de Caxias do Sul: a patente de um dispositivo aplicável a aeronaves do Aerodesign. O grupo, coordenado pelos professores Sergio da Silva Kucera e Vagner Grison, reúne integrantes dos cursos da Área de Exatas e Design do Campus-Sede e do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da UCS (Carvi) no desenvolvimento e construção de veículos aéreos não tripulados para o transporte de cargas. A atividade é voltada à participação no programa SAE Brasil AeroDesign, que promove a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica por meio de aplicações práticas e competição entre equipes.

Variador do Passo de Hélice

A patente refere-se a um mecanismo variador do passo de hélice para veículo aéreo não tripulado de asas fixas, que permite a mudança de ângulo de ataque das pás da hélice, afetando um parâmetro chamado de passo. Hélices feitas de um só corpo possuem passo único, não permitindo variação, enquanto hélices bipartidas podem ser montadas em mecanismos variadores de passo. “Essa variação tem como finalidade posicionar as pás da hélice em ângulos ótimos, a fim de que seu desempenho seja o melhor possível em qualquer etapa do voo, desde a decolagem, em velocidades mais baixas, até em cruzeiro, com velocidades mais altas”, explica Grison. Considerando que aeronaves de grande porte já contam com mecanismos desse tipo, a inovação no projeto consiste no fato de o mecanismo contar com dimensões e massa reduzidas, próprio para aplicação em aviões da competição SAE Brasil AeroDesign.

O desenvolvimento do dispositivo partiu de três trabalhos de conclusão de curso de acadêmicos de Engenharia Mecânica: Jonatas Comparin Araldi (orientado por Vagner Grison, em 2013), Ricardo Luis de Oliveira (orientado por Sergio da Silva Kucera, em 2015) e Heriton Júnior Albuquerque (orientado por Marcos Alexandre Luciano, em 2016).

SAE Brasil AeroDesign

O programa SAE Brasil AeroDesign consiste em uma atividade estudantil organizada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos no Brasil desde 1999, que permite aos alunos de graduação das áreas de Engenharia o contato com projeto e construção de aeronaves não tripuladas para o transporte de cargas.

O desafio culmina em uma competição que reúne diversas instituições, nacionais e internacionais. A equipe vencedora é a que conceber a aeronave controlada por rádio mais leve e capaz de transportar o máximo de carga em uma missão de aproximadamente três minutos. A participação demanda a construção de um veículo protótipo e dois de competição.

publicidade:

Aerosul

A equipe da UCS que dedica-se às ações ligadas ao SAE Brasil AeroDesign é denominada Aerosul Aerodesign. Participando do programa desde 2007, já conquistou posições de destaque, como a primeira colocação entre as instituições particulares do Brasil em 2012. As atividades ocorrem no Campus-Sede e no Carvi, e já impulsionaram o desenvolvimento de 25 trabalhos de conclusão de curso em Engenharia, relacionados direta ou indiretamente ao aerodesign.

Entre as ações realizadas pela equipe neste ano, destacou-se o engajamento na iniciativa da UCS intitulada “Encorajando Meninas ao Estudo da Ciência” por meio da promoção de um minicurso de introdução ao projeto de aeronaves a alunas de Ensino Médio de Caxias do Sul. Na ocasião, houve o ensino de conceitos teóricos e a construção de um modelo miniatura de aeronave.

Para Grison, as iniciativas de aerodesign na UCS permitem ultrapassar as fronteiras da Universidade, valorizando e oferecendo condições para o desenvolvimento integral dos acadêmicos na união de conceitos teóricos e práticos. O professor ainda destaca a motivação extra que a participação proporciona não somente aos integrantes do projeto, mas aos demais estudantes envolvidos na resolução de problemas de Engenharia relacionados.

A participação é aberta a acadêmicos de todas as Engenharias e do Design. Para os estudantes que se interessarem, é possível contatar o grupo pelo e-mail ucsaerosul@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *