‘Viva una bela giornada’ com a Festa Nacional da Uva 2019

Talianis são a inspiração do conceito, que traz quatro personas que representam os pilares do evento: a gastronomia, a cultura, os negócios e o futuro

Um povo que é fruto da união das nações brasileira e italiana, com seu próprio jeito de falar e exaltar a sua cultura. Com muito prazer, os talianis. Um pessoal ‘tutti buona gente’ que traz consigo a alegria e o jeito peculiar de celebrar as boas coisas da vida. São eles que irão percorrer junto com o público brasileiro una bela giordana pela Festa Nacional da Uva 2019.

Os talianis foram a inspiração para o conceito da próxima edição da maior festa comunitária do Sul do país. Na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, a presidente da Festa Nacional da Uva 2019, Sandra Randon, apresentou para imprensa, autoridades e convidados o novo conceito, o cartaz e o logotipo do evento de 2019, o número oficial de candidatas que concorrem ao título de Soberanas, além das agências de comunicação que atenderão à Festa.

Na ocasião, Sandra apresentou os cinco principais objetivos do evento de 2019: celebrar momentos de felicidade, oferecer uma experiência única para o público, continuar a promover a festa para que ela se torne ainda mais conhecida em todo o território nacional, divulgar a cultura local e regional, por meio da manifestação cultural; e agregar profissionais competentes para tornar o evento único.

“Queremos apresentar para os caxienses e turistas os locais turísticos da nossa cidade, tanto públicos como privados, que muitas vezes não conhecemos. Vamos realizar eventos em diferentes lugares de Caxias para divulgar ainda mais”, explicou. Sandra também divulgou a data da Festa das Colheitas, evento que será realizado entre os dias 23 e 25 de março de 2018, para celebrar o fim da vindima.

Durante a coletiva, também foram apresentadas as agências de comunicação que atenderão a Festa Nacional da Uva 2019: Voe Ideias, agência de eventos da Festa, responsável pelo planejamento criativo e operacional do evento; Agência Batuca, de publicidade; e Adri Silva Agência de Conteúdo, responsável pela Assessoria de Imprensa da Festa.

Paulo Fellin, um dos diretores da Voe Ideias, apresentou algumas imagens da remodelação do Parque de Eventos para receber a Festa de 2019. Entre as novidades está a ideia de um evento concebido para oferecer uma imersão cultural e festiva aos visitantes. Nos espaços, o público irá encontrar um evento mais voltado para a confraternização e valorização da família, mostrando o que há de melhor na Festa.

O Tema

Viva una bela giordana é um convite ao resgate e celebração das tradições da Serra Gaúcha. “Buscamos deixar em evidência o interior, na forma da agricultura, da cultura, das danças e das tradições que ainda são muito vivas. Queremos resgatar a nossa identidade como Festa da Uva e o conceito vem a esse encontro. Vamos resgatar a história do talian e a passagem dos tropeiros por Caxias do Sul, para mostrar como a Festa da Uva está envolvida com a nossa história. Queremos representar todos os povos, para que todos se sintam acolhidos”, destaca Sandra.

O novo conceito foi desenvolvido com frases em talian, a partir de um estudo realizado pela Agência Batuca. As palavras foram traduzidas de acordo com o dicionário Português Talian, de Darcy Loss Luzzatto.

publicidade:

 

O Cartaz

Para representar essa nova identidade, entram em cena quatro personagens, que simbolizam os principais pilares da Festa: a gastronomia, a cultura, os negócios e o futuro. São essas quatro personas que estão presentes no novo cartaz da Festa da Uva 2019. Nele, a gastronomia está representada pela nona; a cultura se faz presente por meio de um gaiteiro; o futuro e a miscigenação são representados pelo menino, que carrega um cacho de uva e vislumbra o futuro; e a mulher, que faz compras, degustando uma taça de vinho. As ilustrações presentes no cartaz são feitas a mão, como os cartazes antigos da Festa.

 “Criamos uma identidade nova, pensada sobre todos os pontos que queremos trabalhar. A experiência gastronômica que queremos proporcionar; uma área ampla com produtos voltados para uva e seus derivados; a alegria da Festa, valorizando os artistas locais e regionais; e o pensar no futuro e na diversidade de nossos povos. Fizemos um resgate nos cartazes de festas anteriores e utilizamos uma estética que tem a ilustração como foco”, frisa Sandra.

 

Quatro pilares e seus objetivos

Viva la diversion: traduz um povo que celebra e divulga sua cultura.

Viva la gastronomia: fazer com que o visitante da Festa viva uma experiência única com a farta culinária italiana.

Viva nostro negóssio: apresentar a uva e seus produtos derivados, além das compras.

Viva nostro passà e futuro: lembrar do passado de um povo tão importante para nossa região, mas vislumbrar um futuro cada vez melhor e mais produtivo.

Embaixador

Nessa edição, a Festa Nacional da Uva 2019 terá um embaixador que levará o nome do evento para os quatro cantos do Brasil. Thiago Lacerda será o responsável por divulgar a Festa e auxiliar na projeção nacional que o evento quer atingir em 2019. “Ele tem uma forte ligação com o Rio Grande do Sul e com a cultura italiana, pelos papéis que se desenvolvem nas novelas e pelo carinho que tem com o nosso Estado”, salienta Sandra.

Soberanas

18 candidatas concorrem ao título de Soberanas da Festa Nacional da Uva 2019. Elas se inscreveram até a quarta-feira, 22 de novembro, e a partir de agora, cumprem uma agenda repleta de compromissos. As meninas serão apresentadas em um jantar festivo no dia 13 de dezembro, no Intercity Hotel, e o concurso que escolherá as Soberanas da Festa Nacional da Uva 2019 ocorre no dia 19 de maio de 2018.

As candidatas

Aline da Costa Mezzomo, 27 anos

União das Associações de Bairros (UAB)

Camile de Oliveira Calza, 24 anos

Postos SIM e Irapuru Transportadora

Caroline Veadrigo Piccoli, 24 anos

Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplas) e Hiperpack

Cassandra Leal Rodrigues, 21 anos

CTG Herdeiros da Tradição e 25ª Região Tradicionalista

 

Evelyn Godoi dos Passos, 18 anos

Escola Emílio Meyer

Gabriela Luísa Piola, 24 anos

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) e Onzzi Store

Jéssica Carolina Lolas Feiten, 18 anos

Espaço Nobre, Lojas São Diego e JVC Gráficas

Kateuccy Debastiani, 26 anos

Orus Noivas e Festas

Larissa Endler Bosquetti, 19 anos

Danivist Academia de Corrida

Luísa Paim, 21 anos

Tutti Pizza

Mariana Heinen, 22 anos

Esporte Clube Juventude

Mariana Perottoni, 25 anos

Forqueta/Festa do Vinho Novo, Supermercados Andreazza e Lorigraf Gráfica Editora

Martina Bozza, 25 anos

Brasdiesel, Associação Amigos de Ana Rech (SAMAR) e CFC Santa Lúcia

Milena Remus Caregnato, 24 anos

Perfil imóveis

Priscila Duarte da Silva, 27 anos

Studio Equipe 10 e Fases Makeup

Rosane Deinani, 23 anos

Santa Lúcia do Piaí

Talita de Costa, 22 anos

D’Alin Confecções

Viviane Piamolini Gaelzer, 21 anos

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e Sindigêneros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *