Caxias Basquete, que estreia amanhã no NBB, realiza testes de condicionamento na FSG

Crédito da foto: Marco Zeminhani

Estudantes auxiliam nas avaliações de condicionamento dos atletas

 

A equipe de atletas do Caxias do Sul Basquete iniciou, em outubro, os testes de condicionamento aeróbico junto ao Centro de Saúde da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. Os exames integram o convênio fechado entre a instituição e o time, que estreia mais uma edição da liga nacional, o Novo Basquete Brasil (NBB), amanhã, dia 15 de novembro, às 18h, contra o Bauru, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias.

De acordo com o professor Me. Jocelito Bijoldo Martins, os atletas serão avaliados sistematicamente para acompanhar a evolução ao longo da temporada. São feitos teste máximo de esteira, com análise de liberação dos gases, avaliação de resposta da pressão arterial, eletrocardiograma de repouso.

“Com essas avaliações pode se ter um controle melhor das cargas de treinamento a serem aplicadas, promover um planejamento adequado para que os atletas suportem a temporada competindo em alto nível, minimizar os riscos de lesões, etc”, explica o professor.

Os testes dos atletas do Caxias do Sul Basquete também têm envolvimento de estudantes da FSG, sob caráter multidisciplinar dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição. A ideia é também poder realizar alguns exames clínicos no Laboratório Escola Biomedicina (LEB) envolvendo alunos de Biomedicina.

O professor frisa que, com essas atividades, os universitários da FSG têm a oportunidade de experiência direta com o esporte de alto rendimento, além de aplicar a teoria de maneira prática. Outro fator positivo para os acadêmicos é a vivência multidisciplinar, com participação de diversas áreas no trabalho junto aos atletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *