Semana da Prematuridade no Hospital Geral inicia no dia 8 de novembro

A área Materno-Infantil do Hospital Geral promove, a partir desta quarta-feira, dia 8 de novembro, atividades na Semana da Prematuridade. Com o tema “Prematuro – Medidas Simples Salvam Vidas”, o evento tem como objetivo abordar assuntos relevantes nos cuidados com recém-nascido prematuro. O dia da prematuridade é comemorado mundialmente no dia 17 de novembro.

Segundo o professor e coordenador da UTI Neonatal, Breno Araújo, “a Semana da Prematuridade é fundamental para que possamos discutir e refletir sobre a prematuridade, e principalmente para reduzir o índice de mortalidade infantil em crianças com menos de um ano de idade. Os prematuros correspondem a 12% dos nascimentos atualmente, e 75% das mortes infantis ocorrem no primeiro ano de vida, índice que representa principalmente a morte dos prematuros com menos de 1kg. Por isso é tão importante que as gestantes realizem um pré-natal de qualidade, e que os centros de saúde tenham equipes qualificadas, e que possam prestar o melhor atendimento a esses bebês no momento de seu nascimento”.

Além das atividades de esclarecimento para as famílias sobre os projetos desenvolvidos na área de UTI Neonatal (Banho de Ofurô, Projeto Octo Polvo, Método Canguru, Grupo Aconchego, entre outros) – que serão realizadas no transcorrer da semana – o Hospital Geral contará com uma exposição de fotos de bebês da UTI Neonatal do HG – as fotos são da médica e integrante do Clube do Fotógrafo Márcia Marchetto, e as roupas dos bebês, em crochê, com motivos do universo infantil, foram produzidas por uma voluntária do Hospital.

Outra atividade é um workshop sobre a prematuridade, também no dia 8 de novembro, a partir das 14 horas, no Auditório Censi Florense do HG. As inscrições podem ser feitas através do site: www.hgcs.com.br – no link Capacitações.

publicidade:

Programação desta quarta-feira:

  • 13h30min – Exposição de Fotos dos Bebês Prematuros – fotógrafa Márcia Marchetto

  • 14h – Abertura da Semana da Prematuridade

  • 14h30min – Protocolo do Prematuro – Perspectiva e Realidade – Dr. Breno Araújo (coordenador médico da UTI Neonatal)

  • 15h – Sinais de Alerta na Descompensação Hemodinâmica do Prematuro – Dra. Ana Paula Agostini (coordenadora do PRM de Medicina Intensiva Pediátrica)

  • 15h30min – Mesa Redonda com equipe Multiprofissional

  • 16h30min – Impacto da Prematuridade na Doença Cardiovascular Futura – Dra. Vandrea Souza (doutora em saúde da criança e do adolescente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *