Região das Hortênsias recebe o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul

Foto: edição anterior do evento / divulgação

Evento da UCS debaterá a importância da hospitalidade e das relações humanas para a efetivação de parcerias e articulações interorganizacionais.


A Universidade de Caxias do Sul realiza, a partir desta quinta-feira, dia 9 de novembro, o Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – SeminTur , organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Instituição. O evento, promovido desde 2003, coloca-se como importante fórum de discussão e de fomento à pesquisa em Turismo e Hospitalidade, ao dar visibilidade ao conhecimento científico produzido em ambas as áreas. Desde 2015, passou a ser realizado, simultaneamente ao SeminTur, o evento Hospitalidade em Colóquio: Pesquisa e Ensino.

A IX edição do SeminTur, associado ao II Hospitalidade em Colóquio: Pesquisa e Ensino (COPEH), tem como tema,”Turismo: produção científica, conhecimento (s) e inteligência (s)”. Também na quinta-feira, acontece o VIII Encontro SeminTur Jr., com apresentações de trabalhos em mesas temáticas formadas a partir de nove grandes eixos: Hospitalidade; Turismo, Cultura, Gastronomia e Lazer; Gestão e Sustentabilidade no Turismo; Turismo, Meio Ambiente e Gestão Ambiental; Epistemologia e Ensino em Turismo; Processos Históricos em Turismo e Hospitalidade; Hotelaria; Eventos; e Assuntos Emergentes.

A professora Marcia Maria Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e responsável também pelo evento, explica que “entre os eixos centrais da programação estão a Produção científica em Turismo e Hospitalidade, o Desenvolvimento baseado em conhecimento e as Inteligências coletivas e territoriais”.

As atividades irão aproximar pesquisadores do Turismo e da Hospitalidade com pesquisadores de outras áreas, especialistas nacionais com internacionais, jovens pesquisadores com pesquisadores experientes, pesquisadores com gestores de organizações públicas e privadas, promovendo um debate amplo sobre como o Turismo e a hospitalidade podem contribuir para o desenvolvimento dos territórios em uma sociedade do conhecimento.

publicidade:

Programação

Dia 9 de novembro:

– 9 horas: palestra “Uma vida de turismo”, com Norma Moesch;

– 10h30min: oficinas “Cartografia turística: representação gráfica do território”, com o professor Pedro de Alcântara Bittencourt César; “Atividade gamificada para o turismo”, com a professora Iraci De Carli; “Perspectiva para o turismólogo em pós-graduação e docência”, com Marcela Marinho e Angela Teberga; “Inovação nos serviços alimentares: tendências na relação Turismo e Gastronomia”, com Patrícia Binz;

– 13h30min: mesas temáticas no VIII Encontro SeminTur Jr.;

– 19h45min: painel sobre “Turismo, Sistema de Inteligência Cultural e Desenvolvimento”, com o professor Pascal Mao (do Institut de Géografie Alpine de l’Universitè de Grenoble Alpes, França); sobre “A produção científica em Turismo”, com o professor Pablo Szmulwicz (Universidad Austral de Chile) e “Turismo científico”, com o professor Fabien Bourlon (Universidad Austral de Chile).

Dia10 de novembro:

– 9h15min: abertura oficial dos eventos

– 10 horas: conferência “Redes de Inteligência em Hospitalidade: interação academia e mercado e atuação colaborativa entre pesquisadores”, com o professor Conrad Lashley (Stenden University of Applied Science, Leeuwarden, Países Baixos);

– 13h30min: Rodas de conversação.

Dia 11 de novembro:

– 9 horas: mesa-redonda “Projeto da trilha de Longo Curso Caminhos das Araucárias – Trecho Canela”;

– 10h30min: plenária de encerramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *