Secretaria de Obras fará restauração da Ponte dos Korff em Criúva

Foto: Valter Guerra Jr (ponte)

Foram constatados danos graves no piso da ponte que necessita de manutenção urgente

A reforma da Ponte dos Korff, em Criúva, foi tema de uma reunião entre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul (Smosp) e as secretarias municipais de Administração e de Obras do município de Campestre da Serra, na manhã desta quinta-feira (26/10). Os titulares das pastas definiram um plano de trabalho para restaurar a ponte que liga os dois municípios, separados pelo Rio das Antas.
Numa avaliação estrutural feita por técnicos das secretarias, foram constatados danos graves em alguns pontos no piso da ponte, que precisam de manutenção urgente para melhorar as condições de segurança e trafegabilidade de quem passa pelo local. Por isso, as duas prefeituras firmaram um convênio para a realização do trabalho. O processo licitatório para aquisição dos materiais para a reforma começará dentro de um mês. 
Também foi discutida a possibilidade de uma reforma na estrutura metálica e nas fundações da ponte, inaugurada em 1907, e que é um dos pontos turísticos do distrito de Criúva. No entanto, a restauração necessita de uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que é considerada patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *