Serra Gaúcha terá um roteiro de Turismo Industrial

Reunião do Grupo de Trabalho realizada no estande do SEBRAE na Mercopar, no dia 5 de outubro//Crédito: Cristiane Barcelos

O potencial tecnológico e a diversidade da produção industrial da Serra Gaúcha serão transformados em atrativos turísticos da região. Essa é a proposta do Roteiro do Turismo Industrial da Serra Gaúcha, projeto que começou a ser elaborado neste segundo semestre. O detalhamento do roteiro para entidades de classe e organizações ligadas ao turismo será feito na terça-feira, dia 17 de outubro, em café da manhã na CIC.

A ideia do roteiro é estruturar visitas às empresas da região, intercaladas com as atrações turísticas já consolidadas nos municípios, como museus, igrejas, monumentos e atrativos naturais. Empresas de todos os segmentos serão inclusas nos roteiros de visitas. Os grupos de visitantes serão formados por estudantes, equipes empresariais e um turismo de lazer.

O projeto e o desenvolvimento do novo roteiro é coordenado por um grupo de trabalho formado pelo Caxias Convention & Visitors Bureau, UCS, CIC, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Caxias do Sul, CICS Serra, CDL, COMTUR, Sindicato Rural Patronal e SEBRAE.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho e presidente do Caxias Convention & Visitors Bureau, Diego Dall’Agnol, esse tipo de ação nas empresas é realizado em outros polos industriais do país, com resultados muito positivos para as economias locais.

“Queremos estimular a economia da região com a projeção das nossas marcas e, por consequência, a geração de novos negócios. Vamos mostrar as empresas, o segmento com maior investimento nos últimos 40 anos, e movimentar todo o setor de serviços como, hotéis, restaurantes, transportes, etc.”, explica Diego.

De acordo com ele, muitas empresas da Serra Gaúcha já realizam essas atividades, mas cada uma de forma isolada. “A nossa intenção é organizar o trabalho e fazê-lo crescer. As empresas não serão oneradas, elas terão unicamente a tarefa de abrirem suas portas aos visitantes”.

Indústrias do segmento metalmecânico, têxtil, moda e tecnologia da informação já sinalizaram interesse em participar do roteiro. O grupo de trabalho irá partir agora em busca de novos parceiros. Os interessados em participar poderão fazer contato por meio do e-mail turismoindustrialserra@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *