Prefeito Daniel Guerra abre programação alusiva ao Outubro Rosa

No próximo sábado (07/10), UBSs farão encaminhamento de mamografias e coleta de citopatológico

O prefeito Daniel Guerra abriu nesta segunda-feira (02/10) a programação municipal alusiva ao mês de prevenção do câncer demama, o Outubro Rosa. A solenidade, realizada no Centro Administrativo, contou com a participação do prefeito; da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra; da secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan; da vereadora Gládis Frizzo, representando o Legislativo caxiense; das soberanas da Festa da Uva, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso; de secretários municipais, presidentes de autarquias e fundações, autoridades, entidades de classe, representantes de instituições ligadas à saúde da mulher, clubes de mães, servidores municipais, comunidade e imprensa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Daniel Guerra afirmou que o município está preparado para acolher as mulheres e a ajudá-las a cuidar da saúde e a prevenir o câncer. A nossa rede está com toda sua estrutura à disposição, investindo principalmentena prevenção, mas também preparada para dar o suporte médico necessário às mulheres que, porventura, precisarem de tratamento para o câncer de mama”, declarou.

A secretária Deysi convocou as mulheres a se cuidarem. “Quero alertar todas as mulheres com 40 anos ou mais para que assumam o compromisso consigo mesmas e façam seus exames preventivos anualmente. Àquelas que têm medo do resultado do exame, quero lembrar que o diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou. A secretária lembrou que neste sábado (07/10) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 9h30 às 16h, para solicitação de mamografias e coleta de citopatológico. “Aproveitem o sábado, procurem a unidade do seu bairro e façam seus exames”, convidou.

O diretor de negócios do Esporte Clube Juventude, Matheus Antunes, prestigiou a solenidade e presenteou a primeira-dama com uma camiseta do clube, confeccionada especialmente para celebrar o Outubro Rosa. A camiseta, estampada com o laço rosa, símbolo da campanha, será usada pelos atletas no jogo entre Juventude e Londrina, dia 13 de outubro, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Depois da partida, as camisetas serão doadas, visando arrecadar recursos para a causa. Márcio Allend, do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) também agraciou Andrea Guerra com uma camiseta da instituição.

Logo após, o público participou de um bate-papo com o mastologista Fernando Vivian; a diretora do Departamento Social da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Roseli Heinen; a primeira-dama Andrea; e uma paciente que venceu o câncer de mama, Olga Zurlo.

A cantora Brenda Valer animou a todos com sua apresentação. Também houve comercialização de broches, chaveiros, colarese camisetas alusivas à data, cuja renda obtida será parcialmente destinada às instituições de apoio à saúde da mulher. O público presente ainda foi agraciado com um doce, gentileza da Doceria Stella. Para encerrar a solenidade, ao anoitecer, foi acesa a iluminação de cor rosa nos prédios da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde.

publicidade:

Secretaria da Saúde – Na sede da Secretaria Municipal da Saúde, o Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher fez uma divulgação interna do Outubro Rosa, na manhã desta segunda-feira (02/10), com distribuição de laços alusivos à data e um café de confraternização. O objetivo foi engajar a equipe nas ações de prevenção e lembrar as servidoras para que mantenham seus exames em dia. A secretária Deysi Piovesan acompanhou a ação interna.

Codeca – A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) também aderiu ao Outubro Rosa. Mais de 300 funcionárias receberam material explicativo, desenvolvido pelo departamento de Comunicação, que cita ações preventivas para reduzir casos da doença ou até aumentar as chances de cura, quando descoberta em estágio inicial. Com o tema “Câncer de mama, prevenção pode salvar vidas!”, a Codeca ainda afixou cartazes nos murais internos, abrangendo as demais unidades de serviços, como aterro sanitário, salas de varrição, estação de transbordo, usina de asfalto e de base. A fachada da Companhia também ganha iluminação especial durante o mês de outubro, alusiva à campanha. Além disso, e-cards foram publicados nas redes sociais. Até o fim do mês, serão realizadas palestras preventivas às funcionárias.

publicidade:

PROGRAMAÇÃO DO MÊS

Secretaria de Recursos Humanos e Logística / Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social

02 a 31/10: Campanha Lenço Solidário – doação de lenços, acessórios para cabelo, toucas e boinas

Pontos de coleta: secretarias, autarquia e fundação

04/10: Vencendo o câncer de mama – bate-papo sobre conscientização e importância do diagnóstico precoce. Participam aenfermeira Gabriela Carrard, do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher (SMS), e as mulheres vencedoras: Clementina de Marco Giacomelli Lisiane Silveira, ambas da Amigas de Peito e Alma; as servidoras municipais Daniela Cearon Sartor Fátima Regina Cavalli; Maureen Kahller Bagattini, da Casa Viva Rachel. Apresentação musical de Rayssa Borges e João Luis Oliveira

Horário: 15h45

Local: Biblioteca do Servidor & Espaço BemViver – 2º andar da Prefeitura

Secretaria Municipal da Saúde

07/10: abertura das Unidades Básicas de Saúde para a solicitação de mamografias e coleta de citopatológico

Horário: das 9h30 às 16h

Hospital Geral

3/10: Workshop Oncogenética e o Câncer de Mama na Paciente Jovem

Local: auditório Censi Florense do HG

Horário: das 19h20 às 21h

19h20min: Abertura, com apresentação do trabalho realizado pelo Banco de Perucas e do projeto para o Outubro Rosa 2017 – Amigas de Peito e Alma e Dra. Janaína Brollo

Das 19h30 às 20h30: Oncogenética e o câncer de mama na paciente jovem

Moderadora: Dra. Janaína Brollo (oncologista e coord. do PRM em Cancerologia)

19h30: Novas tecnologias no diagnóstico das Síndromes Hereditárias associadas ao Câncer de Mama

Palestrante: Dr. André dos Anjos (geneticista)

19h45min: Novas tecnologias no diagnóstico das Síndromes Hereditárias associadas ao Câncer de Mama

Palestrante: Dr. Guilherme Portella Coelho (patologista)

20h: Efeito “Jolie” e a mastectomia contra-lateral profilática na paciente com síndrome genética hereditária

Palestrante: Dr. Maximiliano Cassilha Kneubil (mastologista)

20h15: Novas drogas para as pacientes com câncer de mama BRCA mutado

Palestrante: Dr. André Borba Reiriz (diretor de ensino e coord. médico da UNACON)

Das 20h30 às 21h: Discussão

Debatedores: Dr. Fernando Vivian (coord. do PRM em mastologista), Dr. Gustavo Torre (mastologista e coordenador médico do Centro Obstétrico), Dr. Flávio Elias Ribas (mastologista), Dr. Luciano Ártico (mastologista) e Dra. Simone Ruaro (mastologista).

21h: Encerramento

4 e 5/10: Capacitação para enfermeiros e médicos da Rede Pública de Saúde do município – Atualização no Rastreio do Câncer de Mama, ministrada por Fernando Vivian (coordenador do Programa de Residência Médica em Mastologista do HG e diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher – SMS)

Local: auditório Censi/Florense – HG

Horário: 10h

5/10

Oficina de Beleza com as voluntárias da Recreação Terapêutica

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: das 14h às 15h

Bate-papo com a esteticista e especialista em micropigmentação, Rose Battistel

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: 15h

Bate-Papo com pacientes oncológicas que realizaram o procedimento de reconstrução da mama – Jaureci de Cândido e Silvana Nunes, pacientes oncológicas e integrantes do Grupo Amigas de Peito e Alma

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: 15h30

Bate-papo sobre sexualidade – Fernanda Grossi, coordenadora da Ginecologia do HG

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: 16h

9/10

Oficina de Beleza com as voluntárias da Recreação Terapêutica

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: das 14h às 15h

Palestra – O tratamento jurídico dos pacientes oncológicos – Ana Carolina Tomazini, professora

Local: Sala de Treinamento/Apoio – HG

Horário: 15h30

Inscrições: www.hgcs.com.br (na aba Ensino – Capacitações)

18/10: Desfile das Estrelas (2ª edição). Evento em benefício dos Projetos do Banco de Perucas do Hospital Geral. Ingressos e Informações com o Grupo de Voluntárias «Amigas de Peito e Almas» (Banco de Perucas)

Local: CIC

Horário: 19h30

25/10: Oficina de Dança com a professora de Educação Física da UCS, Vanessa Lyra

Local: recepções UNACON e HG

Horário: 14h

Hospital Pompéia

20/10: orientação e entrega de material informativo, verificação de pressão arterial, encaminhamento/marcação de mamografias

Local: jardim do Hospital Pompéia

Horário: da 9h às 16h45

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN

3/10: Desfile das Decididas da AAPECAN 2017 (Mulheres em tratamento ao câncer de mama)

Local: rua Irmão Anastácio, 65 – bairro Sagrada Família. Sede da AAPECAN

Horário: 19h

9 a 13/10: Mostra Fotográfica das Decididas

Local: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

16 a 23/10: Mostra Fotográfica das Decididas

Local: Receita Federal de Caxias do Sul

Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer – CAPC

2 a 13/10: exposição fotográfica Amor pela Vida

Local: Prefeitura de Caxias do Sul

3 a 12/10: exposição fotográfica Amor Pela Vida

Local: Shopping San Pelegrino

4/10: palestra de conscientização

Local: Unopar

Horário: 19h20

11/10: palestra de conscientização

Local: Anhanguera

Horário: 19h30

21/10: Desfile e Exposição

Local: Shopping Iguatemi

Horário: 19h30

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços – CIC

2/10

Janela de dois minutos na reunião-almoço para lançamento da campanha na CIC. Oferta de broche Maria Santa, para venda, no saguão do restaurante. Parte do valor arrecadado com a venda dos broches Maria Santa é destinada para o Banco de Perucas.

Local: CIC

Horário: 12h

Janela no Grupo de Integração do Conselho da Empresária, com paciente do Projeto de Oncogenética do Hospital Geral

Local: CIC

17/10: Palestra para funcionários da CIC, no programa Renovar, no Encontro de Comunicação

Local: CIC

Horário: 17h

26/10: Janela no Café com Informação, com paciente do Projeto de Oncogenética do Hospital Geral. Oferta de broche Maria Santa, para venda.

31/10: Janela na Palestra de Saúde, com paciente do Projeto de Oncogenética do Hospital Geral. Oferta de broche Maria Santa, para venda.

* Venda de camisetas da Liga de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, na recepção de duas reuniões-almoço do mês.

A programação do Outubro Rosa 2017 conta com o apoio da AAPECAN, CAPC, Banco de Perucas, Banco do Vestuário,Coordenadoria da Mulher, Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxiasdo Sul, Hospital Geral, Hospital Pompéia, CIC, Maria Santa Acessórios, Doceria Stella, Floricultura Guarany.

Fonte:

Fernando Vivian, mastologista, diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da SMS – 3290. 4497 (para informações gerais sobre câncer de mama, capacitação para profissionais da rede pública de saúde e abertura das UBSs em 7/10).

Para informações sobre a programação das entidades parceiras, entrar em contato diretamente com cada uma delas.

Fotos: Mateus Argenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *