Economia: Projeto sustentável diminui custos de condomínio

Foto: Fabiano Knopp

Em tempos de crise, estratégias inteligentes e ecológicas reduzem o impacto da inflação no orçamento familiar

 

O Loteamento Residencial Fechado Monterey pode ser comparado a um pulmão verde dentro da cidade de Caxias do Sul. O projeto sustentável, que valoriza o reaproveitamento de recursos naturais e a preservação do patrimônio ambiental, é mais uma inovação da Razão Imóveis. E o público caxiense, conhecido por sua exigência e pelo interesse em economia, já pode se preparar para conhecer a estrutura oferecida pelo empreendimento inteligente.

 

 

Sustentabilidade

 

A partir dos esforços em utilizar os recursos da melhor forma possível, a estrutura completa consegue ser mantida com um investimento reduzido, e por sua vez, satisfaz os moradores ao repassar menos encargos. São inúmeras formas de promover o uso consciente da água e da energia elétrica, além de incentivar o descarte de resíduos e também o reaproveitamento de materiais. Conheça alguns dados:

 

  • O residencial possui um sistema de captação de água da chuva com capacidade de recolher até 350 mil litros, que podem ser direcionados para a reutilização em construção das obras e manutenção do condomínio em tarefas como irrigação, limpeza de áreas comuns e manutenção das quadras de saibro.
  • Os diversos espaços de lazer também estão dentro do projeto, como os vestiários das quadras, que contam com água aquecida por meio de placas solares, e tubos a vácuo.  As pias e chuveiros do espaço possuem temporizadores e os mictórios não utilizam água, mas sim feixes de óleo, que são mais eficazes e evitam o odor.  Para promover o conforto térmico sem gasto de energia, os vestiários são revestidos por uma parede verde e teto com grama.
  • Outra questão importante é promover o plantio de espécies. Por isso, no residencial foram plantadas mais de 5000 mudas, a maioria sendo nativas, como araucárias, ipês, jerivás, guabiroba, pitanga, araçá, guabiju. Inclusive, todos os pinheiros foram preservados no projeto de implantação das ruas. O loteamento também recebe frequentemente árvores de grande porte (algumas até centenárias) que são replantadas de outras partes da cidade onde seriam descartadas.
  • O sistema de irrigação das plantas e mudas do local é automatizado, utilizado conforme necessidade e as condições climáticas.
  • Para diminuir custos, a iluminação do loteamento é concebida por lâmpadas LED que proporcionam economia de até 80%, comparado às lâmpadas convencionais. Outro sistema interessante no local é a iluminação com sensores sob presença, que evitam gastos desnecessários.
  • Os materiais utilizados nas construções dos empreendimentos são também reaproveitados quando possível, desde que não comprometa a qualidade do serviço.

Com todas essas funcionalidades e estrutura completa com parque, playground, quadras, salão de festas e outros espaços, o custo atual condomínio é de R$ 550,00, com teto máximo fixado em R$ 800,00, gerando uma grande economia para cada um dos moradores do Residencial Monterey.

publicidade:

 

 

Extra: Saiba mais sobre o Residencial Monterey

 

O Loteamento Residencial Fechado Monterey  é um recanto completo localizado a apenas 12 minutos do centro de Caxias, ainda no perímetro urbano do município, em um condomínio completamente fechado e moderno, monitorado 24h por dia. Afinal, o centro de Caxias pulsa vida e movimento e, exatamente por isso, é impossível manter-se longe da região. Mas é indispensável ter uma vida tranquila com a família para aproveitar tudo de melhor que a cidade tem a oferecer.

 

Idealizado para aqueles que desejam habitar em um local com sossego e tranquilidade sem perder as conveniências de viver na cidade, o Loteamento Residencial Fechado Monterey desponta como uma das melhores opções em moradia da região. A segurança, modelo de vida voltado ao bem-estar e a facilidade de acesso misturam-se à grandiosa infraestrutura de lazer completa que o Monterey oferece para seus moradores, com atividades para todas as idades. Dentre os serviços oferecidos estão salão de festas, piscina térmica coberta, playground, academia de ginástica, quadra poliesportiva coberta e campo de Futebol Sete em grama, perfeito para toda a família se divertir e passar ótimos momentos no conforto do seu lar. O loteamento conta ainda com mais opções exclusivas rota de caminhada e de corrida, e praça.

 

Conforme as últimas tendências de urbanização, o residencial é um dos primeiros da região a ter um projeto completamente sustentável. Inaugurado em 2013, o projeto tem medidas para diminuir o desperdício de recursos naturais, alinhando sua proposta ao belo cenário onde é localizado, no bairro São Ciro. Conta com um sistema exclusivo que recolhimento e reaproveitamento de água da chuva para a utilização nas demandas internas do condomínio, como irrigação da grama, abastecimento dos vestiários e das quadras. Além disso, a energia do loteamento é concebida por lâmpadas LED que proporcionam economia de até 80% comparado as convencionais.

 

O Loteamento Residencial Fechado Monterey é idealizado pelo empresário Pedro Biffi, que tem em sua linha de frente o seu filho, o engenheiro civil Danilo Biffi. O empreendimento é um projeto da Razão Imóveis, que desde 1973 atua no mercado imobiliário, nos segmentos de incorporações, construção civil e loteamentos.

Localizado na Rua Agostinho Corso, 499, no bairro São Ciro em Caxias do Sul, o Loteamento, com terrenos, acima de 1.000m², prontos para construir, conta com múltiplos acessos que facilitam o ingresso a distintos pontos da cidade e também evitam rotinas. O residencial possui ligação à Perimetral Norte, a RSC-453 e também a diferentes trechos da BR-116.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *